Novo presidente da Varig abre caminho para reestruturação - TVI

Novo presidente da Varig abre caminho para reestruturação

Airbus A380

O Conselho de Administração da Varig, que tomou posse ontem na sede da empresa, no Rio de Janeiro, anunciou que Henrique Neves será o novo presidente da companhia aérea, no lugar de Carlos Luiz Martins.

Neves, o presidente do Conselho, David Zylbersztajn, e representantes da Fundação Ruben Berta, controladora da Varig, reúnem-se, esta terça-feira, com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, para iniciar contactos em torno da reestruturação da empresa, avança a «Gazeta Mercantil».

Na terça-feira da próxima semana, o presidente da Fundação Ruben Berta (FRB), Ernesto Zanata, participa na audiência pública, na Comissão de Infra-Estrutura do Congresso, sobre a reestruturação da companhia. A audiência, que teria lugar esta terça-feira, foi adiada devido à reunião dos novos executivos da Varig com o vice-presidente da República.

Os novos conselheiros da empresa aérea, que tomaram posse ontem, assumiram como objectivo «preparar o terreno para a entrada de um novo investidor na companhia.»

Segundo Zylbersztajn, Henrique Neves foi aprovado por unanimidade pelo conselho por se tratar de um executivo «com experiência e bom relacionamento com o governo, a comunicação social e sociedade.»

A companhia, no primeiro quadrimestre do ano, não aumentou a sua participação no mercado brasileiro. Segundo o Departamento de Avião Civil (DAC), a Varig registou 30% de share, face aos 30,3% no período homólogo.

O mercado recebeu com cautela a indicação de Neves para comandar a Varig. Marcelo Ribeiro, analista da corretora Pentágono, admite que «todos os conselheiros e o novo presidente têm excelente credibilidade», mas ressalva que a empresa continua «a precisar de um novo investidor», conclui a «Gazeta Mercantil».
Continue a ler esta notícia