Reino Unido: militares treinados para humilhar prisioneiros - TVI

Reino Unido: militares treinados para humilhar prisioneiros

Soldados britânicos atiram água a um prisioneiro

Técnicas como privação de sono e nudez forçada são ensinadas ao exército para aplicarem em prisioneiros de guerra

O Exército britânico está a ser treinado em técnicas de interrogatório que violam a Convenção de Genebra. As técnicas ensinadas aos militares incluem ameaças, privação sensorial e nudez forçada, avança o «The Guardian».

O jornal descobriu material de treino secreto que ensina os interrogadores a humilhar os prisioneiros, a provocar insegurança, desorientação, exaustão, ansiedade e medo. Diapositivos e manuais usados na formação ensinam técnicas para atingir esses estádios nos prisioneiros. O «The Guardian» dá como exemplo um PowerPoint datado de Setembro de 2005diz claramente aos militares: «ponham-nos nus!» e «mantenham-nos nus se eles não obedecerem às ordens».

Outro exemplo apontado pelo jornal britânico é um manual datado de Abril de 2008, que sugere que prisioneiros sejam mantidos em situação de desconforto físico e intimidados. Se houver «razões válidas do ponto de vista operacional», a privação sensorial é aceitável.

Material mais recente aponta como instrumentos fundamentais vendas, abafadores para os ouvidos e algemas de plástico. O mesmo manual sugere privação de sono e de comunicação aos prisioneiros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos