Banco central alemão opõe-se a compra de dívida pelo BCE - TVI

Banco central alemão opõe-se a compra de dívida pelo BCE

Euro

Recompra de obrigações no mercado secundário seria «problemático»

O banco central alemão, Bundesbank, opõe-se ao programa de recompra de obrigações do Tesouro pelo Banco Central Europeu (BCE) no mercado secundário, disse esta sexta-feira um porta-voz da instituição germânica.

«A nossa opinião não mudou no que toca ao programa de compra de dívida (SPM)», afirmou à France Press o mesmo porta-voz, adiantando que seria «problemático» para o BCE.

O Bundesbank nunca deixou de criticar este programa desde que foi adotado em maio de 2010, por servir para financiar os Estados-membros e ser contra os estatutos do Banco Central Europeu (BCE), escreve a Lusa.

No entanto, o Bundesbank sustenta que «não é problemático» que fundos europeus de ajuda financeira temporária, através do FEEF (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira), possam comprar dívida pública, porque esta entidade «não é um banco central», justificou o mesmo porta-voz.

O Bundesbank está ainda contra a ideia de que se atribua uma licença bancária ao FEEF, ou ao Mecanismo de Estabilidade Europeu, pois isto permitir-lhe-ia refinanciar-se junto do banco emissor europeu.

Desta forma, a instituição monetária alemã alerta para o facto de se estar de novo perante uma forma de financiamento dos défices orçamentais.

Esta tomada de posição ocorre depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, ter dito que faria tudo o que fosse necessário para defender o euro, palavras, entretanto, saudadas pelo ministro alemão.
Continue a ler esta notícia