TvTel diz que multa de 38 milhões à PT «é muito pouco» - TVI

TvTel diz que multa de 38 milhões à PT «é muito pouco»

  • Rui Pedro Vieira
  • 4 out 2007, 17:45
PT

O presidente da TvTel considera que a multa de 38 milhões de euros, aplicada à PT em Agosto, não é suficiente.

«Os 38 milhões de euros são muito pouco para aquilo que a TV Cabo fez aos outros (operadores)», disse à «Agência Financeira» Martins de Sousa.

A Portugal Telecom foi multada pela Autoridade da Concorrência (AdC) em 38 milhões de euros por abuso de posição dominante, num processo de coima com valor recorde no país. A Adc disse, na altura, que «deu como provado o abuso de posição dominante da PT Comunicações, por recusa de acesso à sua rede de condutas no subsolo aos concorrentes TvTel e Cabovisão».

A TvTel reitera que realizou 19 pedidos que foram recusados pela PT e que, «se não tivesse havido uma providência cautelar para a PT nos disponibilizar as condutas, já tínhamos fechado as portas», disse Martins de Sousa.

Na altura, o presidente da PT, Henrique Granadeiro, explicou que «os troços de condutas cujo acesso foi objectivamente recusado representam uma parte ínfima das infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento das redes da TvTel e da Cabovisão, sendo de assinalar que a rede de ambos os operadores utilizava e utiliza, larga e maciçamente, as infra-estruturas da PT» e que «as recusas não tiveram, nem podiam ter tido, um impacto significativo no desenvolvimento das respectivas redes».

A TvTel lamenta apenas que a Autoridade da Concorrência (AdC) seja «extremamente lenta» a agir e duvida que o processo, que se encontra em recurso no tribunal, se resolva com rapidez. «Só ao fim de dois ou três anos de queixas é que o processo avançou», refere Martins de Sousa.

Contactada pela «Agência Financeira», fonte da Portugal Telecom disse apenas que a sua posição «ficou esclarecida» no anúncio da multa e que «cabe agora aos tribunais decidirem».
Continue a ler esta notícia