Uganda bate RD Congo de Mbemba e vence jogo no CAN 41 anos depois - TVI

Uganda bate RD Congo de Mbemba e vence jogo no CAN 41 anos depois

CAN 2019: RD Congo-Uganda (REUTERS/Suhaib Salem)

Golos de Kaddu e Okwi decidiram. Ugandeses viviam seca de triunfos desde 1978

Relacionados

Esta já entrou para a história do futebol ugandês e da edição 2019 do Campeonato Africano das Nações (CAN). O Uganda venceu na tarde deste sábado a República Democrática do Congo, por 2-0, resultado que pôs fim a um jejum de vitórias desta nação no CAN, que durava desde… 1978.

Após o triunfo do Egito no jogo de abertura da prova, no Cairo, a capital egípcia recebeu o outro jogo da primeira jornada do grupo A, cujo desfecho não sorriu ao portista Chancel Mbemba, titular e substituído aos 60 minutos de jogo, na equipa do RD Congo.

Aos 14 minutos, a canto de Miya, Patrick Kaddu, avançado do Kampala City, inaugurou o marcador, de cabeça. Na segunda parte, novo golo de bola parada e com nova assistência de Miya. Desta feita, a bola foi colocada na área após um livre, desviado por Emmanuel Okwi de cabeça, para o fundo da baliza.

O jogo terminou em festa do lado ugandês e com total desilusão congolesa. O Uganda é líder do grupo A, com três pontos, os mesmos do Egito, mas com um agregado de golos mais favorável do que os faraós (2-0 para 1-0). Zimbabué e RD Congo continuam sem pontuar.

Quarenta e um anos depois, o Uganda volta a sorrir no CAN.

Continue a ler esta notícia

Relacionados