Automóveis com defeito: agora é uma carrinha - TVI

Automóveis com defeito: agora é uma carrinha

Mazda Scrum

Notícias de defeitos multiplicam-se, marcas são obrigadas a chamar carros às fábricas e condutores começam a perder confiança nos fabricantes

Relacionados
Nos últimos tempos têm-se multiplicado as notícias sobre marcas automóveis obrigadas a recolher milhares de carros devido a defeitos. As chamadas à fábrica destinam-se a reparar os problemas, mas a verdade é que a confiança de quem conduz, já foi maior.

A Toyota tem protagonizado a maioria destas chamadas. Nos últimos meses recolheu mais de oito milhões de veículos em vários países do mundo, da Ásia à Europa e aos EUA. Foram vários modelos, de vários anos de produção e por vários problemas diferentes: desde os travões ao acelerador.

Toyota investigada pela morte de 34 pessoas

Toyota: «Pressa de crescer levou a desleixo na segurança»

Além da Toyota, também a Peugeot/Citroën, a Honda e a Hyundai tiveram de chamar carros de volta às fábricas.

Peugeot/Citroën recolhe carros em Portugal

Híbridos da Ford com problemas nos travões

Mais um carro suspenso por defeito

Honda recolhe carros com defeito no airbag

Esta quinta-feira é a vez da Suzuki e da Mazda. As marcas japonesas anunciaram a recolha de mais de 430 mil carrinhas para reparar um defeito de fabrico no ar condicionado, que pode provocar incêndios.

Em comunicado, a Suzuki pede «desculpa por este incómodo a todos os utilizadores». Não é a primeira. A Toyota tem-se desdobrado em pedidos de desculpa e manifestações de solidariedade para com as famílias das 34 vítimas mortais, que pereceram em acidentes de viação, alegadamente causados pelos defeitos nos seus carros.

Na Suzuki, a revisão abrange o modelo Every e na Mazda o Scrum, fabricados entre 2005 e 2009. A empresa recebeu 85 queixas, duas das quais relativas a incêndios causados pelo defeito, que permite a entrada da chuva, causando avarias eléctricas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE