Desastres naturais mataram 600 mil em dez anos - TVI

Desastres naturais mataram 600 mil em dez anos

Filipinas (EPA)

Esta quarta-feira assinala-se o Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais

Relacionados
As catástrofes naturais provocaram mais de 600 mil mortos nos últimos dez anos, segundo dados divulgados pela Assistência Médica Internacional por ocasião do Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais, que se assinala esta quarta-feira, lembra a Lusa.

O Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais foi instituído pela Nações Unidas para sensibilizar e alertar para a necessidade de reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta dos Estados às catástrofes.

A AMI refere que as «alterações climáticas potenciam, em muito», a ocorrência deste tipo de catástrofes, que, na última década, já afectaram «mais de 2,4 mil milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento».

Nesse sentido, a organização, presidida pelo médico Fernando Nobre, lembra que enviou recentemente duas equipas para o extremo oriental do continente asiático, «uma das regiões do globo mais punidas pela agressividade da natureza», para dar assistência às vítimas do sismo e dos efeitos dos tufões e cheias.

Para assinalar a efeméride, a Organização Mundial de Saúde destacou, por sua vez, o problema da segurança dos hospitais em caso de catástrofes naturais, lembrando que as consequências nas populações são ainda mais graves quando os serviços indispensáveis para salvar vidas são também afectados.

O organismo da ONU lembra que dezenas de unidades de saúde são afectados anualmente por inundações, furacões, ciclones, sismos e outros fenómenos naturais porque nenhuma medida de segurança foi pensada aquando da sua concepção, da sua construção ou da escolha da sua localização.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE