PCP acusa Cavaco de ter políticas ruinosas - TVI

PCP acusa Cavaco de ter políticas ruinosas

Desfile de indignação e protesto do PCP (Manuel Almeida/Lusa)

«Não estamos de acordo com esse apelo à distribuição equitativa dos sacrifícios», defende Jorge Pires, da Comissão Política do partido

Relacionados
O PCP considera que o discurso de Ano Novo do Presidente da República o confirma «como um Presidente altamente comprometido com as políticas ruinosas que têm vindo a ser concretizadas no país».

«É um homem que se colocou claramente ao lado do pacto de agressão e não dos trabalhadores do País, quando referiu a inevitabilidade relativamente ao acordo que foi negociado com a troika internacional», afirmou à Lusa Jorge Pires, da comissão política do Partido Comunista Português

O responsável sublinhou que o PCP «também acredita no futuro do país, mas um futuro que passa por combater as políticas que têm conduzido ao empobrecimento do povo e do próprio país».

O apelo de Cavaco Silva a uma agenda para o crescimento e emprego é uma questão que o PCP «anda a colocar há anos», reclamou o dirigente comunista. «E o actual Presidente da República, quer enquanto primeiro-ministro, durante dez anos, quer nestes primeiros seis anos enquanto Presidente colocou-se sistematicamente ao lado de políticas que são contraditórias com essa tese», acusou.

O Presidente afirmou ainda que tem defendido a distribuição equitativa dos sacrifícios, uma expressão que o PCP desmonta, acusando Cavaco Silva de se manifestar insatisfeito por «o corte dos subsídios de Natal e de férias este ano e no próximo só se aplicar aos trabalhadores da administração pública», quando o que «gostaria era que esses cortes se aplicassem a todos os trabalhadores».

«A solução não passa por aí, a solução passa por não aplicar cortes a ninguém. Não estamos de acordo com esse apelo à distribuição equitativa dos sacrifícios, quando depois promulga decretos, e ainda agora promulgou a lei do Orçamento do Estado [para 2012], que vai exatamente no sentido contrário».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos