Saiba quem recebe os maiores salários em Portugal - TVI

Saiba quem recebe os maiores salários em Portugal

dinheiro

Belmiro de Azevedo consegue arrecadar mais 30% do que o filho

Relacionados
Há várias formas de atingir um salário de, pelo menos, cinco dígitos no fim de cada mês. Mas pelo menos uma é garantida: trabalhar na banca, de preferência no topo, sentado numa cadeira da administração.

Até assumir a liderança do BCP, Carlos Santos Ferreira ganhava perto de 25 mil euros na CGD, diz a «Sábado». Agora o banqueiro poderá ter um salário na ordem dos 48 mil euros por mês.

Paulo Azevedo, presidente executivo do grupo Sonae, arrecadou um vencimento global de 1,35 milhões só em 2007, uma remuneração mesmo assim 30% inferior à que Belmiro de Azevedo arrecadou nas mesmas funções.

Já Ana Maria Fernandes, da EDP renováveis, tem um salário fixo anual de 384 mil euros (perto de 27.500 euros por mês). Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa (grupo de Comunicação que detém a SIC) bem se pode queixar dos danos que a instabilidade das cotações tem nos rendimentos. Em 2007, por se ter tornado membro do sonselho de Estado, o empresário teve de apresentar rendimentos ao Tribunal Constitucional - declarou 1.191.636 euros.

Quatro ministros ganham mais que Sócrates

O dinheiro também não será a principal motivação para quem aceita um cargo público. O salário do presidente da República não é o mais alto (7.416 euros). O primeiro-ministro, José Sócrates, ganha ainda menos (75% desse valor) e, no último ano, declarou um rendimento de 101.638 euros.

Mas mesmo não tendo um salário mais elevado, José Sócrates, ficou a ganhar com a entrada no Governo: em 2004, declarou um rendimento anual de 49.837 euros, valor que ganhava como deputado - três anos depois recebe mais 51 mil euros por ano, diz ainda a «Sábado».

No entanto, há mais quatro ministros que ganham mais que Sócrates. São eles, Luís Amado (Negócios Estrangeiros), Teixeira dos Santos (Finanças), Jaime Silva (Agricultura) e Santos Silva (Assuntos Parlamentares), que declararam mais de 103 mil euros no último ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE