Quota de mercado da Unicer «sem álcool» já chegou aos 57% - TVI

Quota de mercado da Unicer «sem álcool» já chegou aos 57%

Unicer

A quota de mercado da Unicer no segmento da cerveja sem álcool nos hiper e supermercados continua a crescer e já alcançou os 57 por cento, anunciou esta terça-feira o grupo de bebidas sedeado em Leça da Palmeira.

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De acordo com o presidente do conselho de administração da empresa, que falava em conferência de imprensa, depois do lançamento da nova gama de cerveja sem álcool em Fevereiro e «em apenas cinco semanas» a Super Bock Sem Álcool vendeu mais de um milhão de litros, tornando-se líder incontornável neste segmento.

A nível do mercado das cervejas, a Unicer posiciona-se actualmente em Portugal com uma quota de 53%, tendo-se afastado mais nos últimos três meses do segundo operador.

«Apesar de ainda não termos disponíveis os dados relativos ao canal Horeca [hotelaria, restauração e cafetaria], as vendas nos hiper e supermercados já nos indicam que estamos a crescer», referiu Pires de Lima durante o encontro em que mostrou aos jornalistas a forma inovadora como é feita a Super Bock Sem Álcool.

O sucesso deste novo produto não foi alheio à intensa campanha de marketing criada para a nova marca e que tem como protagonista o comediante Bruno Nogueira, acrescentou o responsável.

O grupo de bebidas Unicer quer aumentar este ano 25% das vendas de cervejas sem álcool, um segmento que representa 3,9% das vendas no mercado cervejeiro total em Portugal.

A intenção de chegar até ao final do ano aos 22,5 milhões de litros de cerveja sem álcool vendidos foi anunciada durante o lançamento da nova gama Super Bock Sem Álcool - apresentada em Lisboa por Pires de Lima em Janeiro.

Os novos produtos chegaram ao mercado em Fevereiro e representaram um investimento global de cerca de 3,5 milhões de euros.

As três novas cervejas que se juntam à «família» Super Bock e que deverão «revolucionar» o mercado das cervejas em Portugal, foram o resultado de um «forte» investimento em inovação, feito em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), explicou o empresário.

A inovação, agora patenteada, começou a ser estudada em 2003, mas a decisão de arrancar com o projecto arrancou em 2005.

Às «guerras de preços» com a concorrência e inovações de «cosmética», referiu o gestor, a Unicer responde com uma estratégia de marca «clara» e suportada por inovações que «realmente fazem a diferença e acrescentam valor no mercado».

Através da marca Cheers, a Unicer iniciou a comercialização das cervejas sem álcool em Portugal em 1992, tendo alguns anos mais tarde criado a Super Bock Twin para o mesmo segmento de mercado, que vale actualmente em Portugal 18 milhões de litros, depois de um crescimento de 9% em 2006, face a 2005.

De acordo com a empresa (que gere várias marcas de cervejas e águas com e sem gás) a comercialização da Cheers será mantida enquanto os consumidores o justificarem, a Twin foi melhorada através do novo processo de fermentação desenvolvido e deu lugar à nova gama de cervejas Sem Álcool.

O objectivo foi, de acordo com Pires de Lima, aproximar «o mais possível» o sabor da cerveja tradicional à cerveja onde o álcool é «retirado» através de um processo de vaporização que recupera os sabores originários da cerveja, em vez de se interromper o processo de fermentação.

Segundo um dos autores da patente, Adélio Mendes, a inovação conseguida consiste num processo em que a cerveja é submetida a um processo de remoção de álcool, através de um sistema de arrastamento de vapor sob vácuo e, no final, os aromas são devolvidos à cerveja.

O projecto resultou de uma colaboração entre a Unicer e a FEUP, através do departamento de Engenharia Química e com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que co-financiou uma bolsa de doutoramento em ambiente empresarial.
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