Póvoa de Varzim: Baleia removida esta segunda-feira - TVI

Póvoa de Varzim: Baleia removida esta segunda-feira

Operação prevê-se complicada porque o animal está preso nas rochas

A baleia morta que encalhou este domingo nas rochas na praia da Salgueira, na Póvoa de Varzim, só vai ser removida segunda-feira, disse o comandante do porto da Póvoa e Vila do Conde, refere a Lusa.

Sá Coutinho explicou que segunda-feira se irá «avaliar a melhor forma de retirar o animal das rochas», numa operação a realizar pela Capitania do Porto e serviços da Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

«Será uma operação complicada, porque a baleia encontra-se presa nas rochas, numa zona que do ponto de vista operacional é complicada e não será fácil a deslocação de um animal tão pesado para terra», disse.

Uma grua e uma máquina de transporte serão os meios técnicos que deverão ser usados nesta operação.

Entretanto, durante esta tarde, elementos da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem estiveram no local e recolheram amostras de tecido do animal que serão analisadas e servirão para fazer uma necropsia, para apurar as causas da morte.

O animal, uma baleia anã macho, mede sete metros e pesa cerca de cinco toneladas.

Por ano, dão à costa portuguesa entre sete a oito espécies destas.

Para já, são desconhecidos os motivos que levaram o animal para junto da praia, mas são apontadas várias hipóteses como «ter sido capturado acidentalmente por redes de pesca, ter sido abalroada por um navio ou ter morrido por doença».

A Capitania do Porto vai continuar, nas próximas horas, «a acompanhar a evolução da situação», garantiu Sá Coutinho.

Mas, com a subida da maré, o mais provável é que a baleia seja «arrastada para o areal», referiu o capitão de porto.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE