Acções da Cimpor: PS questiona ministro das Finanças - TVI

Acções da Cimpor: PS questiona ministro das Finanças

Teixeira dos Santos

Deputado socialista interroga o Governo sobre a aquisição das acções da Cimpor pela CGD

O deputado socialista Vera Jardim questionou esta sexta-feira o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, sobre a aquisição de acções da Cimpor pela Caixa Geral de Depósitos acima do valor de mercado, avança a Lusa.

Em requerimento entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, Vera Jardim interroga o Governo se «o accionista Estado teve conhecimento prévio da operação efectuada».

Em caso afirmativo, o deputado socialista quer saber «o que justifica tal transacção», sublinhando que foi noticiada «a aquisição pela Caixa Geral de Depósitos a um investidor privado por um preço por acção superior à cotação média das últimas semanas e com uma cláusula de direito da recompra das acções, no prazo de três anos».

Também o PCP e o BE já tinham questionado o Governo sobre esta operação, em que a CGD terá comprado 10 por cento do capital da Cimpor 25 por cento acima do valor de mercado, pagando mais 62 milhões de euros.

Esta sexta-feira, o grupo parlamentar do PCP requereu a audição urgente do presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

O PCP argumenta que «nos últimos tempos» a CGD tem sido chamada a intervir «na salvação de alguns bancos do sistema bancário» e que «tem tido intervenções incompreensíveis no apoio a alguns grupos económicos e financeiros».

Os deputados comunistas querem esclarecimentos sobre as opções estratégicas da CGD, referindo casos de «negociações leoninas de empréstimos» feitos entre empresários como Manuel Fino, Teixeira Duarte, Joe Berardo e José Rendeiro.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos