Portugal joga este sábado com a República Checa ou com a Chéquia? Afinal qual é o nome correto do país? - TVI

Portugal joga este sábado com a República Checa ou com a Chéquia? Afinal qual é o nome correto do país?

  • CNN Portugal
  • FMC
  • 24 set 2022, 17:57
Bandeira Chéquia (Oisin Keniry/ Getty Images)

A alteração foi aprovada pelo parlamento em abril de 2016 mas ainda nem todos se habituaram à nova designação

Para além das contas da Liga das Nações que a seleção terá que fazer, há outro tema que importa esclarecer neste dia de jogo da seleção: diz-se Chéquia ou República Checa? Muitos referem-se ao país da Europa Central como República Checa, enquanto outros já passaram a chamá-lo de Chéquia, o que tem levantado inúmeras questões sobre qual é a forma correta. E, na verdade, a resposta é simples: ambos são válidos.

A mudança de nome não é nova, ainda que tenha ganhado maior destaque nos últimos tempos com mais órgãos de comunicação a adotar o nome Chéquia. Na realidade, a alteração remonta a abril de 2016, quando o parlamento aprovou que o país passasse a ter uma designação oficial mais curta, no contexto internacional, conforme avançou a BBC, na altura.   

Contudo, como foi referido na altura, o nome República Checa não se tornou obsoleto, sendo a designação oficial do Estado. A alteração surgiu como forma de tentar facilitar o uso do nome no panorama mundial, seja no contexto político como no comercial. É quase como se fosse uma alcunha que usamos para facilitar nas comunicações. O mesmo acontece com Portugal ou França, por exemplo. Os nomes oficiais dos países são República Portuguesa e República Francesa. 

A celeuma do nome está bem presente, e se aprovação em 2016 levou a que as Nações Unidas adotassem em maio desse ano “Czechia” (nome inglês), como está escrito no site da organização, bem como no site oficial da União Europeia, é ainda recorrente encontrar escrito ou ouvir falar em República Checa.  

Apesar de oficial, nem todos concordaram com esta alteração. O antigo primeiro-ministro checo, Andrej Babiš, afirmou que “não gostava nada disso”, frisando que a designação escolhida poderia, na língua inglesa, induzir em erro e ser confundida com a região russa Chechénia,(Chechnya em inglês). De acordo com o jornal, inquéritos feitos à população checa verificam que também eles preferem continuar a usar o nome mais longo.

A Chéquia não é caso inusitado. Em 2020, o governo neerlandês abandonou o nome Holanda pelo qual era conhecido, determinando que deveria passar a ser referido como Países Baixos. Em 2022, a Turquia, o país mais recente a alterar o seu nome, decidiu renomear-se “Türkiye” de forma a tentar deixar de ser reconhecido internacionalmente como “Turkey”, que também quer dizer "peru" em inglês.  

Continue a ler esta notícia