Opel avisa: Fiat quer despedir 18 mil trabalhadores - TVI

Opel avisa: Fiat quer despedir 18 mil trabalhadores

Opel

Empresa não afasta hipótese de fechar fábrica de motores na Alemanha

Relacionados
[Notícia actualizada quarta-feira às 13h]

O presidente do conselho de administração da empresa da Opel, Klaus Franz, advertiu esta terça-feira que os planos da Fiat para construir um grande consórcio automobilístico mundial, com a Opel e a Chrysler, fazem supor que 10 mil postos de trabalho na Europa sejam extintos.

Esta quarta-feira, o jornal alemão «Frankfurter Allgemeine» garante que a fusão entre a Fiat e a Opel, para formar um novo «gigante» do sector automóvel, poderá resultar no encerramento de 10 fábricas e em 18 mil despedimentos.

Veja aqui as «máquinas» da Opel

Segundo o responsável, citado pela Reuters, o conselheiro-delegado da Fiat afirmou, em reunião que teve lugar segunda-feira, que não afasta a hipótese de fechar a fábrica de motores de Kaiserslautern, na Alemanha.

Fiat quer cortar pessoal da Opel caso compra avance (fotos)

Ainda segundo Klaus Franz, a Fiat contempla ainda o encerramento de outras fábricas da Fiat/Opel no Reino Unido e Itália.

No plano apresentado pela Fiat ao governo alemão, a empresa requer ajudas de 5000 a 7000 milhões de euros aos estados onde a marca tem presença industrial.

Veja os modelos Chrysler aqui (fotos)

O montante representa aproximadamente o dobro do que a Opel necessita para subsistir, segundo os cálculos da General Motors. A filial europeia da GM crê que a empresa voltaria a ser rentável em 2011, se reduzisse os seus custos em cerca de 900 milhões de euros.

Opel convida clientes a fazerem «check-up» gratuito a carros

Fiat estuda compra da Opel
Continue a ler esta notícia

Relacionados