Semanário Nascer do Sol e jornal i alvo de ciberataque - TVI

Semanário Nascer do Sol e jornal i alvo de ciberataque

  • CNN Portugal
  • JGR
  • 29 jun 2022, 23:12
Ataque informático (Getty Image)

Edição do diário desta quinta-feira não será produzida

O jornal i e o semanário Nascer do Sol foram alvo de um ataque informático, esta quarta-feira, por volta das 13 horas, de acordo com uma publicação partilhada nos sites destes dois órgãos de comunicação social.

Em causa estará um ataque aos servidores da Newsplex, empresa detentora dos dois jornais, que acabou por bloquear todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas do grupo, embora ambos os sites se mantenham operacionais.

O ciberataque, revela o grupo, colocou mesmo em causa a edição em papel do jornal i desta quinta-feira e, como consequência, acabou por não ser produzida.

“Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar na recuperação dos sistemas, estando em risco a edição do jornal i de quinta-feira. A Newsplex, apesar de alheia ao sucedido, pede desculpa aos seus leitores pela interrupção do seu normal serviço noticioso”, pode ler-se no site dos dois jornais.

Recorde-se que o número de incidentes digitais registados em Portugal pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) aumentou 26% no ano passado em relação a 2020.

“Tivemos um aumento de 26% do número de incidentes em 2021 relativamente a 2020. Isto deve-se, primeiro, a uma maior densidade digital, a uma maior utilização do serviço de correio eletrónico, a uma maior digitalização das empresas e, também, a um défice de competências. Temos dificuldade em lidar de forma segura com este progresso tecnológico”, afirmou o coordenador do CNCS.

Continue a ler esta notícia