Volta: João Rodrigues (W52-FC Porto) vence no Alto da Torre - TVI

Volta: João Rodrigues (W52-FC Porto) vence no Alto da Torre

Volta a Portugal

Gustavo Veloso faz uma etapa fantástica, acaba em segundo e segura amarela

Relacionados

[artigo atualizado]

A W52-FC Porto provou na etapa rainha da Volta a Portugal que continua a ser a equipa mais forte em Portugal. João Rodrigues inscreveu o seu nome numa galeria de notáveis e venceu no Alto da Torre, seguido pelo colega de equipa e ainda mais camisola amarela, o eterno Gustavo Veloso.

Veloso merece uma palavra especial. O espanhol de 39 anos só está na Volta porque o colega Raul Alarcón se lesionou. Nunca é de mais lembrar isso, pois a resposta que está a dar é sensacional. E surpreendente. 

O dia resolveu-se a partir da cidade da Covilhã, para os últimos 20 quilómetros. O comboio dos mais fortes começou a formar-se, sempre com a equipa do FC Porto bem representada. Veloso e Rodrigues foram quase sempre com Edgar Pinto (o azarado do dia!), António Carvalho e Ricardo Mestre.

LEIA TAMBÉM: tudo sobre a Volta a Portugal em bicicleta

Pelo contrário, o Sporting-Tavira teve um dia dececionante e só colocou Frederico Figueiredo no grupo dos melhores. Acabou em décimo, já a 27 segundos do vencedor. 

A dois quilómetros da meta ainda estavam 11 ciclistas neste primeiro pelotão. A Louletano-Aviludo, com Luís Fernandes e Vicente de Mateos irrequietos, e o Boavista, através de João Benta e David Rodrigues, apareceram bem e tentaram desequilibrar a equipa do FC Porto. Nada feito.

No último quilómetro, Rodrigues e Veloso mostraram estar em grande forma e fizeram a dobradinha para os dragões. Logo a seguir, uma dupla da Efapel: Joni Brandão e Henrique Casimiro. 

Falta falar, então, do azarado do dia. Edgar Pinto sofreu um toque na subida e perdeu o contacto com o primeiro grupo. Recuperou, reentrou na luta e voltou a sofrer um empurrão, já na reta final, em plena subida para a meta. Caiu e teve de percorrer mais de 100 metros a pé.

Foi assim que cortou a linha de chegada, no 11º lugar e a 56 segundos. Inglório.

Na geral, Gustavo Veloso tem 13 segundos de vantagem sobre o colega João Rodrigues e 20 sobre Vicente de Mateos. Distâncias curtas, ainda assim. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1. Gustavo Veloso (W52-FC Porto), 19h16m57s
2. João Rodrigues (W52-FC Porto), a 13s
3. Vicente de Mateus (Louletano-Aviludo), a 20s
4. Joni Brandão (Efapel), a 27s
5. Henrique Casimiro (Efapel), a 40s
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados