Benfica foi o clube na Europa com maior êxito nos jovens que formou - TVI

Benfica foi o clube na Europa com maior êxito nos jovens que formou

Benfica treinou no Seixal

Sporting foi o clube português que mais exportou para as cinco principais ligas europeias

Relacionados

O Benfica foi o clube da Europa que teve maior pontuação qualitativa entre os jogadores que formou e que atuaram entre as 31 principais ligas das federações-membro da UEFA no último ano, de acordo com o último estudo do Observatório do Futebol (CIES).

O estudo, lançado na segunda-feira, levou em conta a definição da UEFA para os clubes de formação: ou seja, os jovens que estiveram pelo menos três temporadas num dado clube, entre os 15 e os 21 anos.

Esse coeficiente de aproveitamento, introduzido de forma inédita pelo CIES, levou em conta os jogos disputados no último ano no respetivo campeonato nacional, o nível desportivo dos clubes onde disputaram esses jogos e a idade dos jogadores. O Benfica registou 81,3 pontos em 100 possíveis, seguido de Ajax (79,6) e Barcelona (78,2). O Sporting surge em sexto lugar neste parâmetro.

No que toca ao número de jogadores, segundo o estudo do CIES, o Partizan foi o clube que mais atletas da sua formação teve em ação nas 31 ligas em questão: um total de 85 jogadores passaram pela formação do clube sérvio. A seguir surge o Ajax, com 77 jogadores das suas fileiras nessas ligas e, em terceiro lugar, o Dínamo de Zagreb, com 71.

Só tendo em contas as cinco principais ligas europeias, o Sporting foi o clube português que mais representação teve nos campeonatos de Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e França juntos: 19 nomes que passaram pela cantera leonina, de acordo com os requisitos do estudo, alinharam nesses campeonatos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados