Imagens perdidas de «Metrópolis» descobertas em Buenos Aires - TVI

Imagens perdidas de «Metrópolis» descobertas em Buenos Aires

IOL Cinema

Musei Pablo Drucós Hicken fez a descoberta

O Museu de Cinema Pablo Ducrós Hicken, de Buenos Aires, descobriu nos seus arquivos uma cópia do filme «Metrópolis» com imagens inéditas desta obra de 1927 realizada por Fritz Lang, escreve a Lusa.

«Quase todas as cenas que faltavam foram encontradas, incluindo duas consideradas importantes», revelou em Berlim Anke Wilkenin, da fundação Friedrich Wilhelm Murnau, que detém os direitos do filme.

Os fragmentos do filme agora descobertos têm a duração de 25 minutos e foram encontrados nos arquivos do museu de Buenos Aires numa colecção doada por um particular.

Segundo o jornal Die Zelt, essas imagens provêm de uma cópia levada para a Argentina em 1928 por Adolfo Z. Wilson, director de uma distribuidora argentina.

A versão original do filme mudo foi apresentada em Janeiro de 1927 em Berlim e depois desapareceu. Na altura era a produção alemã mais cara de sempre e durava mais de três horas.

O filme não foi bem acolhido pela crítica nem pelo público e viria a ser reduzido e simplificado, acabando por ficar com pouco mais de duas horas de duração.

Em 2001, a fundação Friedrich Wilhelm Murnau fez um restauro deste clássico da ficção científica, graças a material encontrado em várias cinematecas europeias, chegando o filme aos 147 minutos.

«Metrópolis», considerado um expoente do expressionismo alemão, apresenta a cidade do futuro, onde um colectivo de trabalhadores escravizados mantém em funcionamento as máquinas que sustentam a cidade.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE