Filmes de de Miguel Gomes em competição no Festival de Cinema de Sidney - TVI

Filmes de de Miguel Gomes em competição no Festival de Cinema de Sidney

O realizador Miguel Gomes (Reuters)

Trilogia "O inquieto", "O desolado" e "O encantado" é um dos destaques da organização para a 62ª. edição do festival

Relacionados

Os filmes "O inquieto", "O desolado" e "O encantado", que compõem "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, integram a competição do Festival de Cinema de Sidney, que decorrerá em junho na Austrália, revelou a organização.

Com seis horas de duração, a trilogia é um dos destaques da organização para a 62ª. edição do festival, referindo-se ao projeto de Miguel Gomes como "ambicioso, indignado e com um humor desconcertante", um "novo filme extraordinário que segue a estrutura de 'As mil e uma noites' e cria um retrato preciso do Portugal recente".

Recorrendo a reportagens feitas pelos jornalistas José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade.

Os três volumes - são assim designados pela produtora - terão estreia nos cinemas portugueses a partir de outubro. A antestreia mundial acontece esta semana na Quinzena dos Realizadores, no âmbito do Festival de Cinema de Cannes.

Em Sidney, os filmes serão exibidos nos dias 13 e 14 de junho, na reta final do festival australiano. O vencedor da competição internacional receberá um prémio de 53.000 euros.

Rodado em película, "As mil e uma noites" é uma coprodução entre Portugal, França e Alemanha, com um orçamento de 2,7 milhões de euros.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade e do elenco, que inclui atores profissionais e amadores, fazem parte Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal, entre outros.

Miguel Gomes concretiza "As mil e uma noites" três anos depois de ter sido distinguido no Festival de Cinema de Berlim com os prémios da Inovação e da Crítica pelo filme "Tabu".

Depois disso estreou, no Festival de Veneza, em 2013, a curta-metragem "Redemption", inspirada em personagens da atualidade - os políticos Pedro Passos Coelho, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy e Sílvio Berlusconi.

Nascido em Lisboa, em 1972, Miguel Gomes é autor de várias curtas-metragens e das longas-metragens "A cara que mereces" (2004) e "Aquele querido mês de agosto" (2008).

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE