Óscares: surpresas, ausências e favoritos nas principais categorias - TVI

Óscares: surpresas, ausências e favoritos nas principais categorias

  • Sofia Santana
  • 15 jan 2015, 18:04
Óscares

Corrida aos prémios é liderada por «O Grande Hotel Budapeste» e «Birdman», com nove nomeações cada um

Relacionados
A lista de nomeados aos Óscares deste ano, divulgada esta quinta-feira, é encabeçada por duas comédias: «O Grande Hotel Budapeste», do realizador indie Wes Anderson, e «Birdman»,do mexicano Alejandro Gonzalez Iñárritu. Ambos estão nomeados em nove categorias: «Birdman» em seis das principais categorias (três técnicas) e «O Grande Hotel Budapeste» em três principais (seis técnicas).

Mas na corrida ao Óscar mais desejado, o de Melhor Filme, apresentam-se outros fortes candidatos.

Desde logo «Boyhood: Momentos de Uma Vida», de Richard Linklater - autor da trilogia indie romântica  «Antes do Amanhecer», «Antes do Anoitecer», e «Antes da Meia-Noite» -, que acompanha o crescimento de um rapaz ao longo de 12 anos, sempre com o mesmo ator em todas as fases da personagem. A obra, que surpreendeu o público e a crítica, está nomeada em seis categorias, depois de ter sido o grande vencedor da cerimónia dos Globos de Ouro.

«A Teoria de Tudo», de James Marsh, sobre o conceituado físico Stephen Hawking, foi outro dos mais nomeados, lembrado em cinco categorias, incluindo a de Melhor Filme.

Estão ainda nomeados «Sniper Americano», de Clint Eastwood, «O Jogo da Imitação», Morten Tyldum,  «Selma», de Ava DuVernay e «Whiplash – Nos Limites», Damien Chazelle.



OS REALIZADORES

A maior ausência nos nomeados para Melhor Filme terá sido «Foxcatcher», que viu, no entanto, o seu realizador, Bennett Miller, nomeado na categoria de Melhor Realização.

Para Melhor Realização estão ainda três dos nomeados a Melhor Filme, «Birdman» (por Alejandro Gonzalez Iñárritu), «O Grande Hotel Budapeste» (por Wes Anderson), e «O Jogo da Imitação» (por Morten Tyldum).

De fora ficaram Clint Eastwood, James Marsh, Ava Duvernay e Damien Chazelle, apesar de todos estarem na corrida ao Óscar de Melhor Filme.


OS ATORES

Em relação ao Óscar de Melhor Ator Principal, o destaque vai para a terceira nomeação consecutiva de Bradley Cooper, feito que tinha sido alcançado pela última vez por Russel Crowe.

Depois de ter sido nomeado em 2013 por «Guia para Um Final Feliz» na categoria de Melhor Ator Principal, Cooper voltou a ser nomeado o ano passado por «Golpada Americana» ao Óscar de Melhor Ator Secundário. Agora, volta à categoria principal pelo seu desempenho no filme de Clint Eastwood «Sniper Americano».
 
Nomeados estão também Eddie Redmayne («A Teoria de Tudo») e Michael Keaton («Birdman»), sérios candidatos a levarem a estatueta para casa, depois de ambos terem sido distinguidos nos Globos de Ouro - Redmayne na categoria de Melhor Ator de Drama e Keaton como Melhor Ator de Comédia ou Musical. 

Benedict Cumberbatch («O Jogo da Imitação») também integra as nomeações, bem como Steve Carell («Foxcatcher»), que apesar de ter ficado de fora das nomeações dos Globos de Ouro e dos Bafta, não foi esquecido pela Academia.

Uma das maiores surpresas terá sido a ausência de Jake Gylenhall («Nightcrawler»), nomeado nos Globos de Ouro, nos Bafta e nos Screen Actors Guild Awards, mas que fica de fora dos escolhidos para os Óscares.





Para Melhor Ator Secundário, os nomeados foram, sem grandes surpresas, J.K.Simmons «Whiplash - Nos Limites», que venceu o Globo de Ouro nesta categoria, Robert Duvall («The Judge»), Edward Noroton («Birdman»), Ethan Hawke («Boyhood») e Mark Ruffalo («Foxcatcher») 




AS ATRIZES

A principal surpresa nas nomeadas a Melhor Atriz Principal terá sido a francesa Marion Cotillard («Dois Dias, Uma Noite»), ela que até já ganhou um Óscar quando encarnou Edith Piaf no filme «La Vie en Rose».

Felicity Jones, que faz dupla com Eddie Redmayne em «A Teoria de Tudo», conseguiu a sua primeira nomeação.

Uma estreia também alcançada por Rosamund Pike. «Em Parte Incerta», de David Fincher, está afastado dos principais prémios da indústria, mas continua a dar grande visibilidade à atriz britânica.

Julianne Moore («Still Alice») e Reese Whiterspoon («Wild») também fazem parte das escolhidas. De fora ficou Jennifer Aniston («Cake»).




Na lista de nomeadas para Melhor Atriz Secundária surge o «peso pesado» Meryl Streep, que conseguiu a sua 19ª nomeação por «Caminhos da Floresta». Mas apesar do currículo invejável, a corrida não será fácil para Streep, que tem fortes candidatas na concorrência.

Patricia Arquette («Boyhood»), que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária, é outro dos nomes favoritos.

Laura Dern («Wild»), Emma Stone («Birdman») e Keira Knightley («O Jogo da Imitação») completam a lista nesta categoria.





A cerimónia dos prémios atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está marcada para 22 fevereiro, em Los Angeles, e terá a apresentação do ator de «Foi Assim Que Aconteceu» Neil Patrick Harris.

As cartas estão lançadas, faça as suas apostas!


Confira a lista de nomeações completa

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados