Realizador Wim Wenders hoje no Fantasporto - TVI

Realizador Wim Wenders hoje no Fantasporto

Wim Wenders

Em Lisboa, em quatro das salas do Alvaláxia, são exibidos «Éden Lake», «Palermo Shooting», «Transsiberian» e «Quarantine»

Relacionados
No rescaldo do Carnaval, em Quarta-Feira de Cinzas, já nos seus últimos dias de competição, o 29º Fantasporto recebe Wim Wenders no Rivoli, no Porto, numa tarde em que o programa é marcado pelo cinema europeu.

A programação do Grande Auditório do Rivoli abre, às 15h00, com a curta «Monsters and Rabbits», do britânico Nicky Lianos, história sobre monstros e viagens ao espaço, seguindo-se a segunda longa-metragem de Manuel Gómez (Bélgica), um velho habitué do Fantasporto.

Escultor e pintor que já expôs a sua obra no Porto, na Biblioteca Almeida Garrett, foi membro do júri do Festival e todos os seus filmes já foram vistos no Fantasporto.

Um filme nomeados aos Óscares

«Dunya & Desie», de Dana Nechushtan, que é foi o filme holandês candidato ao Óscar, passa às 17h00, integrado na Semana dos Realizadores, um documento ficcionado sobre as diferenças entre culturas.

A história centra-se em duas amigas, uma marroquina imigrante criada na Holanda (Dunya) e uma holandesa (Desie) e do choque que a primeira sofre ao deixar a Holanda para conhecer o futuro noivo, em Marrocos, escolhido pelos pais.

Também candidata ao Prémio da Semana dos Realizadores, «O`Horten», de Bent Hamer (co-produção noruego-germano-francesa), que passa às 21h00, é descrita como «uma deliciosa tragicomédia mas também um muito sensível olhar sobre uma fase da vida para a qual poucos estão preparados, em que o protagonista vive as vésperas do dia da reforma».

A noite termina com «Hansel & Gretel», do sul-coreano Pil-Sung Yim, candidato ao prémio da secção Oficial de Cinema Fantástico do 29º Fantasporto.

Filmada com cores saturadas e um ambiente cheio de brinquedos, a história começa quando um homem tem um acidente e procura ajuda numa casa no meio de um bosque, onde vivem três crianças, aparentemente abandonadas pelos pais, sem telefone, nem meios de contactar o exterior.

Curtas Black & White

A programação do Pequeno Auditório do Rivoli abre com «Rafael», de Xavier Bermúdez, uma longa-metragem da Galiza, a cinematografia homenageada este ano pelo Fantasporto.

Seguem-se, às 17h15 uma selecção de curtas-metragens do último Festival Black & White e um programa com quatro curtas portuguesas, integradas na secção Panorama do Cinema Português.

A noite do Prequeno Auditório é preenchidacom dois filmes do japonês Shynia («Tetsuo») Tsukamoto «Nightmare Detective 1», às 21h00, e a sua sequela Nightmare Detective 2» (às 23h00), em que Kyoichi, o detective saído da imaginação do realizador nipónico continua a sua saga na fronteira entre sonho e realidade.

No Espaço Cidade Cinema, a grande tenda montada frente ao Rivoli, está no programa a exibição, a partir das 15h30, de uma selecção de curtas-metragens francesas, da UniFrance (111 minutos), seguindo-se uma outra selecção de curtas bascas (163 minutos).

O programa estende-se, neste dia pela última vez, às salas Zon Lusomundo em vários pontos do país.

No Grande Porto, o Gaia Shopping (Sala 1) mostra «Trassiberian», de Brad Anderson, enquanto em Matosinhos, no Marshopping (Sala 3), é exibido o já mencionado «The Deal», de Steven Schachter, e no Parque Nascente (Sala 6), pode ser visto «Outlander», de Howard McCain.

Fora do Grande Porto, o Aveiro Fórum (Sala 6) exibe «Choke», de Clark Gregg, enquanto o Braga Parque (Sala 9) mostra «Eden Lake», de James Watkins, o Viseu Forum (Sala 1) apresenta «Quarantine», de John Erick Dowdle e o Coimbra Dolce Vita (Sala 2) passa «Palermo Shooting», de Wim Wenders.

Em Lisboa, em quatro das salas do Alvaláxia, são exibidos «Éden Lake», «Palermo Shooting», «Transsiberian» e «Quarantine».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE