IndieLisboa: 14 mil já passaram pelo festival - TVI

IndieLisboa: 14 mil já passaram pelo festival

«Águas Mil», de Ivo Ferreira

Festival ainda vai a meio

Relacionados
A sexta edição do festival de cinema independente IndieLisboa só termina no domingo, mas conta já com 14 mil espectadores e várias exibições esgotadas, segundo dados da organização.

O festival começou no dia 23 e está a decorrer em oito salas de cinema da capital com a exibição de um total de 250 filmes - 159 curtas e 91 longas-metragens.

Até agora, a associação Zero em Comportamento, organizadora do IndieLisboa, refere que mais de 14 mil pessoas assistiram às sessões de cinema, muitas delas esgotadas.

Esta semana estarão em Portugal alguns dos convidados internacionais desta edição, como Marco Müller, director do festival de cinema de Veneza, e Christoph Terhechte, director do Fórum da Berlinale.

Até domingo serão ainda exibidos vários filmes portugueses como os documentários «Bartolomeu Cid dos Santos - Por terras devastadas», de Jorge Silva Melo, «Manuel Hermínio Monteiro», de André Godinho, e «Ruínas», de Manuel Mozos, todos no dia 30.

«Arena», filme de João Salaviza seleccionado para a competição de curtas-metragens do próximo Festival de Cannes, será exibido na sexta-feira.

«La belle personne», de Christophe Honoré, passa na quarta-feira e «Ricky», de François Ozon, é exibido na sexta-feira.

Na sexta edição, o IndieLisboa apresentada duas novas secções: Pulsar do Mundo - filmes que lidam com questões relevantes da actualidade mundial - e Cinema Emergente, que dá espaço a novas linguagens do cinema contemporâneo, ambas com longas e curtas-metragens.

Ivo Ferreira é o único realizador a representar Portugal na competição internacional de longas- metragens com «Águas mil», ao lado de nomes como Sean Baker (EUA), com «Prince of Broadway», Mariano de Rosa (Argentina), com «Águas Verdes», Gianfranco Rosi (Itália), com «Below Sea Level» ou Zhao Ye (China), com «Jailanur», de um total de 12 filmes.

Na competição internacional de curtas-metragens - entre um total de 42 - estão quatro filmes portugueses: «Algo Importante», de João Fazenda, «Arca D`Água», de André Gil Mata, «Arena», de João Salaviza, e «Pássaros», de Filipe Abranches.

Destaque ainda para a estreia nacional de duas longas-metragens portuguesas: «Singularidades de Uma Rapariga Loura», o novo filme de Manoel de Oliveira, e «Muitos Dias tem o Mês», de Margarida Leitão.

Entre os 15 prémios previstos para atribuir no Festival IndieLisboa, estão o Grande Prémio de Longa-Metragem «Cidade de Lisboa» (15 000 euros), o Prémio Tóbis para Melhor Longa-Metragem Portuguesa (6.000 euros em serviços de pós-produção), e o Grande Prémio de Curta-Metragem (3.000 euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados