O filme «Fados», do realizador espanhol Carlos Saura e com a participação de Carlos do Carmo, Mariza e Chico Buarque, vai estrear-se a 14 de Janeiro nas salas francesas, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Co-produção entre Portugal e Espanha, «Fados» já estreou em países como Holanda, Bélgica, Argentina e, no início de Dezembro irá estrear-se na Rússia.

Em Portugal, o filme de Carlos Saura estreou-se em Outubro do ano passado e foi visto por 33.756 espectadores, segundo dados do ICA.

«Fados», visão subjectiva de Carlos Saura sobre o fado, conta com interpretações de vários fadistas portugueses e artistas internacionais como Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, Chico Buarque, Caetano Veloso e Lila Downs.

O filme faz referência às possíveis raízes do fado na música brasileira e africana - daí a presença de Caetano Veloso e Lura -, mas também a ligações contemporâneas ao flamenco, com a fadista Mariza a cantar com o espanhol Miguel Poveda.

«Fados», que homenageia ainda Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues e Lucília do Carmo, recebeu um prémio Goya, de Espanha, em 2007, para a melhor canção original, «Fado da saudade», na interpretação de Carlos do Carmo.

«Fados» fecha uma trilogia de Carlos Saura dedicada à canção urbana surgida no século XIX, juntando-se a «Flamenco» (1995) e «Tango» (1998).
Redação / MM