Academia Europeia: «A Gaiola Dourada» é o «preferido do público» - TVI

Academia Europeia: «A Gaiola Dourada» é o «preferido do público»

Gaiola Dourada

«La grande Belleza» de Paolo Sorrentino considerado melhor filme do ano

O filme italiano «La Grande Belleza», de Paolo Sorrentino, conquistou este sábado em Berlim os prémios de melhor filme do ano, de melhor realizador e melhor ator da Academia Europeia de Cinema.

«A Gaiola Dourada» de Ruben Alves, uma produção franco-portuguesa, foi o filme «preferido do público», refere a Lusa.

Tony Servillo, que desempenha o papel de um jornalista em «La Grande Belleza», viu premiada a sua experiência com o prémio para melhor interpretação masculina, enquanto a jovem atriz belga Veerle Baetens conquistou o prémio de melhor atriz com «The broken circle breakdown», considerado o grande favorito do certame.

«The broken circle breakdown», do belga Felix van Groeningen, tinha sido nomeado em cinco categorias, incluindo melhor filme, melhor realizador e melhor argumento, de acordo com a lista anunciada pela Academia Europeia de Cinema em novembro.

O francês François Ozon recebeu o prémio de melhor argumento por «Dans la maison».

Entre os 15 nomeados na categoria de curta-metragem estava o filme português «As Ondas», de Miguel Fonseca, mas o galardão foi para «Dead of a Shadow» de Tom Van Avermaet.

Na cerimónia foram homenageados o realizador espanhol Pedro Almodóvar, que ganhou um prémio pela contribuição para o cinema mundial, e a atriz francesa Catherine Deneuve, distinguida pela carreira.

A 26.ª gala do cinema europeu decorreu em Berlim, na sede da Academia fundada em 1989 pelo realizador alemão Wim Wenders e outros cineastas europeus, como alternativa aos Oscar de Hollywood.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE