O drama russo «How I Ended This Summer», de Aleksei Popogrebsky, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Londres. De acordo com o site «British Film Institute», o filme derrotou candidatos, como «127 Hours», de Danny Boyle (cineasta que, contudo, recebeu o BFI Fellowship, um prémio pela carreira), «Another Year», de Mike Leigh, ou «Black Swan», de Darren Aronofsky.

«Aleksei Popogrebsky combinou uma fotografia deslumbrante, com uma especial atenção aos detalhes e uma performance intensa por parte dos protagonistas», afirmou o júri do certame, presidido pela actriz Patricia Clarkson.

«Archipelago», de Joanna Hogg, recebeu uma menção especial por parte do júri, que louvou a beleza visual do filme e as interpretações verdadeiras e intensas dos seus actores.

Já o prémio de Melhor Revelação Britânica foi entregue a Clio Barnard, o realizador do documentário «The Arbor» sobre a vida da escritora britânica Andrea Dunbar. A película também arrecadou o prémio Sutherland, que celebra os novos cineastas mais criativos e originais. O júri elogiou igualmente «Don`t be Afraid, Bi!», de Phan Dang Di, e «Leap Year», de Michael Rowe.

O documentário «Armadillo», de Janus Metz, também foi um dos distinguidos deste ano, tendo recebido o prémio Grierson, que reconhece a excelência e a originalidade de documentários de longa-metragem.
Redação / IGP