«Espalha Fitas» estreia «curtas» realizadas por crianças - TVI

«Espalha Fitas» estreia «curtas» realizadas por crianças

Espalha Fitas

Iniciativa quer formar novos públicos para o cinema

O «Espalha Fitas», um cineclube de Abrantes, vai estrear oito curtas-metragens de animação realizadas por alunos de escolas primárias do concelho. De acordo com a agência Lusa, esta iniciativa pretende «contribuir para a formação de públicos na área cinematográfica».

No âmbito da 5ª edição do projecto «Animaio», o «Espalha Fitas» colocou durante 15 dias crianças de escolas de Abrantes e do Sardoal a produzir e a realizar filmes de animação sobre o «Ambiente», o «Bullying», a «Obesidade Infantil», a «Diversidade no Mundo», entre outros temas.

Os jovens lideram os seus projectos decidindo o tema a abordar, redigindo a história ou gerindo todo o processo até à exibição final. No entanto, as crianças contam sempre com o auxílio de formadores profissionais e com o apoio de uma oficina de realização de animação e de escrita de argumentos.

O «Animaio» quer, deste modo, ser um espaço de «tomada de consciência cinematográfica e de formação de novos públicos», disse à agência Lusa a coordenadora do projecto, Lurdes Martins.

A orientadora pedagógica ainda sublinhou que algumas das curtas-metragens «foram premiadas» e «quase todas estão hoje nos circuitos internacionais de cinema de animação, do Canadá à Austrália».

Depois da filmagem e da edição sonora, os oito filmes estão prontos para a estreia, no Cine Teatro S. Pedro, a partir de Sábado.
Continue a ler esta notícia