«Swans» de Hugo Vieira da Silva estará no Fórum do Festival de Berlim - TVI

«Swans» de Hugo Vieira da Silva estará no Fórum do Festival de Berlim

Berlinale 2008 (EPA/Lusa)

Certame decorre de 10 a 20 de Fevereiro

A longa-metragem «Swans», do realizador português Hugo Vieira da Silva, foi seleccionada para o Fórum do 61º Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou esta terça-feira a direcção do certame, que decorrerá de 10 a 20 de Fevereiro.

O filme de Hugo Vieira da Silva passará em Berlim em estreia mundial e conta a história de um pai que viaja até Berlim com o filho adolescente para este conhecer a mãe que está em coma num hospital, o que acaba por provocar a confrontação do pai com um passado obscuro, escreve a agência Lusa.

O Fórum do Festival de Berlim é considerado a secção mais experimentalista do festival e costuma seleccionar filmes de vanguarda, ensaios e reportagens políticas de cineastas relativamente desconhecidos. É uma secção na qual não são atribuídos prémios oficiais da Berlinale, mas onde há numerosos júris independentes a distinguir os trabalhos exibidos.

Hugo Vieira da Silva chamou a atenção dos cinéfilos internacionais com a sua primeira longa-metragem, «Body Rice», de 2006, com a qual ganhou o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Buenos Aires (BAFICI) e da Cidade do México (FICCO) e ainda uma menção honrosa na competição oficial do Festival de Locarno, na Suíça.

Nascido no Porto, o realizador português estudou Direito na Universidade Católica, antes de se transferir para a Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, onde se licenciou em 1999. Actualmente, vive na capital alemã.
Continue a ler esta notícia