João Mário Grilo recebe Prémio Aurélio Paz dos Reis - TVI

João Mário Grilo recebe Prémio Aurélio Paz dos Reis

Duas Mulheres - João Mário Grilo

Cineasta é distinguido enquanto realizador e académico

Relacionados
A Escola Superior Artística do Porto e a Direcção da Licenciatura em Cinema e Audiovisual atribuiu esta segunda-feira o Prémio Aurélio da Paz dos Reis a João Mário Grilo.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Costa e Silva, director da 7ª Mostra Internacional de Escolas de Cinema, onde está inserido o Prémio, reconhece que esta escolha é uma dupla distinção a João Mário Grilo: o júri quis distinguir de forma unânime o trabalho do cineasta não só enquanto realizador, mas também como académico.

Para Manuel Costa e Silva, como escreve a Lusa, João Mário Grilo destaca-se como realizador pela forma singular com que olha para o cinema e pela atitude independente que o levam a escolher temas muito variados em cada um dos seus filmes. Como professor, Mário Grilo distingue-se pela sua reflexão do cinema enquanto expressão artística.

O Prémio Aurélio da Paz dos Reis é uma homenagem ao pai do cinema português e destina-se a destacar anualmente uma personalidade que ao longo da sua vida tenha contribuído para a dignificação e desenvolvimento das Artes Cinematográficas.

«Duas Mulheres», em 2009, foi o último filme de João Mário Grilo e tem Beatriz Batarda, Débora Monteiro, Nicolau Breyner e Virgílio Castelo no elenco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados