DocLisboa 2015 dedica retrospetiva ao "fenómeno do terrorismo" - TVI

DocLisboa 2015 dedica retrospetiva ao "fenómeno do terrorismo"

Edição Especial do Charlie Hebdo Portugal (Lusa EPA)

Programação do festival de documentário apresentada esta quarta-feira

Relacionados
A representação do terrorismo no cinema e a forma como os realizadores o encaram será o tema de uma retrospetiva no DocLisboa, o festival dedicado ao documentário, marcado para outubro.

A 13.ª edição, com parte da programação revelada esta quarta-feira, decorrerá de 22 de outubro a 01 de novembro.

"Apresentaremos um grande número de filmes, muitos deles inéditos em Portugal, que colocam o problema do terrorismo, antes de mais, como um desafio às comunidades, mas também ao cinema", afirmou a direção do DocLisboa, que integra Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso.

Com o título "I don't throw bombs, I make films – Terrorismo, Representação", a retrospetiva exibirá mais de uma dezena de filmes já confirmados, feitos entre a década de 1960 e a atualidade, e muitos deles "realizados por membros de diferentes lutas armadas, que viram no cinema espaço de reflexão mas também de elaboração ideológica".

O DocLisboa terá ainda outra retrospetiva, dedicada ao realizador sérvio Zelimir Zilnik, "o primeiro a fazer a crónica da desintegração da Jugoslávia", para quem "o cinema é um meio genuinamente democrático", cita a Lusa. 

Quanto ao desenho da programação, a direção revelou que a competição portuguesa incluirá curtas e longas-metragens na mesma secção, "sem limites de formatos ou durações", produzidas em 2014 e 2015.

Dentro da secção "Riscos" haverá ainda dois autores em foco: o documentarista e antropólogo norte-americano Robert Gardner, falecido em 2014, e a realizadora Anne Charlotte Robertson, que registou de forma documental, ao longo de mais de 15 anos, a sua condição de distúrbio mental.

Nesta edição, o DocLisboa terá uma nova iniciativa, batizada de "Arché", composta por "um conjunto de actividades profissionais" para realizadores e produtores, nomeadamente oficinas de escrita, de visionamento e discussão de projectos em curso e encontros individuais com convidados.

O DocLisboa é organizado pela associação cultural Apordoc – Associação pelo Documentário e decorrerá no cinema São Jorge, na Culturgest e na Cinemateca, no Cinema Ideal, no Cinema City Campo Pequeno e no Museu da Electricidade.
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos