Onze filmes portugueses em Festival no Rio de Janeiro - TVI

Onze filmes portugueses em Festival no Rio de Janeiro

IOL Cinema

Obras vão ser exibidas no XV Festival Ibero-Americano

Onze filmes portugueses, a maioria dos quais documentários, vão ser exibidos na XV edição do Festival Ibero-Americano de Cinema e Video (Cinesul), que decorre até 29 de Junho no Rio de Janeiro, escreve a Lusa.

«A produção portuguesa raramente chega ao Brasil. Eu estou feliz por este ano ter uma participação grande de Portugal com muitas inscrições», disse o coordenador do festival, Leonardo Gavina.

«Quero, cada vez mais, que os portugueses olhem para o Brasil e que o Brasil olhe para Portugal», acrescentou.

O Cinesul, que se realiza desde 1994 no Rio Janeiro, é um festival empenhado na promoção do cinema independente da América Latina e da Península Ibérica.

Na secção competitiva deste ano estão inscritos cerca de 80 filmes, entre os quais três documentários portugueses, que concorrem na categoria de curtas e médias metragens: «Os sons também falam», de Luís Margalhau, «& ETC», de Claudia Clemente, e «Procura-se um amigo», de Vitor Moreira.

«Hoje o Rio de Janeiro é uma caixa de ressonância. Esses filmes que participam do festival têm a oportunidade de serem vistos pelo público, mas também por distribuidores, productores, co-productores e autoridades, e assim ter a chance de ampliar a visibilidade dessas producções», realçou Leonardo Gavina.

Paralelamente serão exibidos mais 160 filmes de vários países, nomeadamente Argentina, Espanha, Cuba, México e Venezuela, e haverá ainda o ciclo «Visões de Portugal», com oito filmes de ficção e documentários de autores portugueses, realizados nos ultimos dois anos.

A programação do XV Cinesul inclui tamém uma homenagem a dois importantes cineastas latino-americanos já falecidos, o argentino Leopoldo Torre Nilson e o brasileiro Olney São Paulo, ambos perseguidos pelas ditaduras militares que governaram os respectivos países nos anos sessenta e setenta.
Continue a ler esta notícia