Paulo Rocha: «Os Verdes Anos» exibidos na quarta-feira - TVI

Paulo Rocha: «Os Verdes Anos» exibidos na quarta-feira

Os Verdes Anos

Na Cinemateca, às 21:30

Relacionados
A Cinemateca Portuguesa vai exibir o filme «Os Verdes Anos» (1963) na quarta-feira, às 21:30, numa sessão especial de homenagem a Paulo Rocha, falecido no sábado, no Porto.

De acordo com a informação na página online da entidade, devido ao falecimento do cineasta, aos 77 anos, a direção decidiu alterar a programação delineada para 2 de janeiro.

Nesse dia será cancelada a exibição do filme «Chaimite», de Jorge Brum do Canto, e será projetada a primeira longa-metragem de Paulo Rocha, considerada emblemática do Novo Cinema Português, um movimento estético que surgiu nos anos 1960.

No sábado, em declarações à agência Lusa, a diretora da Cinemateca, Maria João Seixas, lamentou a morte do cineasta, considerando-o «um dos seminais» do Novo Cinema Português, que «muito influenciou as várias gerações de realizadores portugueses», como João Salaviza e Miguel Gomes, ambos com filmes recentemente premiados no estrangeiro.

Em «Os Verdes Anos», o jovem Júlio deixa a província para viver em Lisboa, procurando ganhar a vida como sapateiro, e na cidade conhece, por acaso, Ilda, uma jovem da mesma idade, empregada doméstica, com quem começa um namoro.

Mas a viver num ambiente estranho e hostil, que o inquieta, o jovem sente-se perturbado, e começa a desconfiar de Ilda, que acaba com o namoro, e, num impulso desesperado, acaba por matá-la.

O filme, produzido por António da Cunha Telles, chamou a atenção da crítica pela nova forma de filmar, diferente da cinematografia habitual do Estado Novo, sobretudo pelos diálogos, a carga poética da música de Carlos Paredes, e também pelo retrato de ambientes citadinos da época.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE