Novo filme de Abbas Kiarostami é vetado no Irão - TVI

Novo filme de Abbas Kiarostami é vetado no Irão

Juliette Binoche - Estoril Film Festival

Guarda-roupa de Juliette Binoche impede a exibição de «Copie Conforme»

Relacionados
«Copie Conforme», o último filme do realizador iraniano Abbas Kiarostami, foi vetado no Irão. O vice-ministro da Cultura, Javad Shamaqdarin, explica, citado por jornais do país, por que foi tomada essa decisão: «Este filme não é mau. Mas devido ao guarda-roupa da actriz principal, Juliette Binoche, não pode ser exibido nas salas de cinema».

«Não haveria um grande público para este filme no Irão, excepto para os iranianos que vivam à ocidental», acrescentou ainda o vice-ministro, sublinhando que Kiarostami «não está à procura de difundir o filme no Irão».

Apesar destas restrições, o filme poderá, no entanto, ser exibido nalgumas universidades e nalguns círculos privados.

O trabalho de Kiarostami foi exibido no Festival de Cannes, tendo Juliette Binoche recebido no domingo passado o prémio de Interpretação Feminina pelo seu desempenho na história.

Abbas Kiarostami, figura principal do cinema iraniano, já venceu vários prémios estrangeiros incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1997 com «O Sabor da Cereja». Os seus filmes têm, porém, sido interditados no Irão, entre os quais «Shirin», rodado em 2008, «Ten» (2002) ou «O Vento nos Levará» (1999).

«Copie Conforme» é o primeiro filme de Kiarostami totalmente filmado no estrangeiro. Tanto o realizador como Binoche se insurgiram contra o governo iraniano pela detenção de Jafar Panahi quando discursaram no Festival de Cannes. Panahi já foi, entretanto, libertado sob fiança.
Continue a ler esta notícia

Relacionados