Pedro Costa é destaque no festival Europes - TVI

Pedro Costa é destaque no festival Europes

«Juventude em Marcha», filme de Pedro Costa

Mostra de cultura decorre até dia 14 em Barcelona

Relacionados
O cineasta português Pedro Costa estará em destaque no primeiro Europes, um festival de cultura contemporânea europeia com mais de 250 actividades em 200 espaços que vai decorrer até 14 de Novembro, na cidade de Barcelona, em Espanha.

Com vontade de «impulsionar o debate e reflexão sobre a criação europeia contemporânea», o festival oferece, desde a passada quinta-feira e ao longo de três semanas, uma extensa programação que abarca o cinema, as artes plásticas e visuais, a literatura, a música, o teatro, a ópera, a arquitectura, a gastronomia, o desenho e a dança.

«Vamos passar um filme de Pedro Costa e um outro português que o cineasta considere que o influenciou, na presença dele», explicou à agência Lusa o director do festival Europes, Llucià Homs, que ainda não tinha confirmado os títulos portugueses que serão exibidos.

Dentro do festival, a iniciativa Welcome Europes pretende estabelecer a conexão entre os jovens europeus através da criação. Com este objetivo será realizado o Europes Campus de Criação, uma experiência de formação e intercâmbio entre estudantes de diferentes disciplinas artísticas e países que durante uma semana vão desenvolver um projecto conjunto.

«Os estudantes trabalharão em grupos mistos em áreas como o cinema, videoarte e o documentário, para desenvolverem um projeto conjunto, e nesta primeira edição o país convidado é Portugal, com a colaboração da Universidade da Beira Interior e a Escola de Cinema de Barcelona», explicou Llucià Homs.

O cartaz anuncia as actividades oficiais do festival destacando a presença de «figuras relevantes europeias» de distintas áreas como a literatura, com o escritor checo Ivan Klima, o irlandês John Banville, o suiço Eugen Gomringer ou o italiano Francesco Forgione. O artista audiovisual Marcus Coates e a arquitecta Carme Pigem vão também participar.

Para além do cinema, a cultura portuguesa também estará representada no centro cívico de Les Corts, em Barcelona, com música portuguesa a cargo de Ricardo Macedo, músico português que vive na capital da Catalunha, e uma pequena mostra gastronómica portuguesa.



O certame é uma iniciativa privada da empresa de gestão cultural espanhola La Fábrica, dirigida por Llucià Homs.
Continue a ler esta notícia

Relacionados