Documentário sobre «a autêntica tribo Avatar» da Índia vence Festival Artivist - TVI

Documentário sobre «a autêntica tribo Avatar» da Índia vence Festival Artivist

Avatar

Filme vence na categoria dos direitos humanos

Um documentário da organização Survival International, dedicado à tribo dos Dongria Kondh, na Índia, ganhou o prémio da melhor curta-metragem na categoria de direitos humanos no Festival Artivist de Hollywood, escreve a agência Lusa citando a agência EFE.

O documentário «Mine: Story of a Sacred Mountain» («Mina: História de Uma Montanha Sagrada»), com narração da actriz e activista britânica Joanna Lumley, conta a luta da organização não governamental para evitar a construção de uma mina da multinacional Vedanta Resources numa montanha que é sagrada para a tribo Dongria Kondh.

A empresa queria extrair bauxite a céu aberto nas colinas de Niyamgiri, um enclave do estado de Orissa onde vivem cerca de oito mil Dongria Kondh, que crêem que ali vive o seu deus Niyam Raja.

A luta entre esta comunidade de oito mil pessoas - quase todas analfabetas - e a multinacional terminou em Agosto com o triunfo dos Dongria Kondh depois de o governo indiano ter parado a construção da mina por razões ambientais.

O prémio será entregue a 4 de Dezembro em Hollywood durante o Festival Artivist, que premeia trabalhos audiovisuais com temas ligados à solidariedade e ao meio ambiente.

O documentário, que foi visto por 650 mil pessoas de todo o mundo, chamou a atenção do realizador James Cameron que no filme «Avatar» conta uma história que de algum modo recorda a dos Dongria Kondh, aos quais se chegou a chamar na Índia «a autêntica tribo Avatar».

O Festival de Cinema Artivist de Hollywood decorre de 30 de Novembro a 4 de Dezembro prosseguindo depois em Nova Iorque, Londres e Rio de Janeiro, em Março de 2011.
Continue a ler esta notícia