Alguns dos melhores Vinhos do Porto serão servidos no Festival de Cinema de San Sebastian. O ator Dustin Hoffman e o realizador Oliver Stone, a par de John Travolta, Tommy Lee Jones e Evan McGregor, são os convidados especiais da edição deste ano do Festival de San Sebastian e irão provar os melhores vinhos da região do douro.

Integrada no Plano de Promoção para Espanha, a ação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) no festival de cinema pretende cimentar o reconhecimento da bebida portuguesa.

A Espanha ocupa o oitavo lugar no ranking de países que mais consome Vinho do Porto. Para o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, «é importante dar a conhecer o Vinho do Porto a personalidades reconhecidas no panorama cinematográfico mundial e reforçar a importância deste produto como veículo da cultura portuguesa para todo o mundo. Temos de aproveitar o contato com estas personalidades para promover o Vinho do Porto e, através dele, o nome de Portugal».

Enquanto patrocinador oficial do Festival de Cinema de San Sebastian, o IVDP pretende mostrar os seus vinhos em sete sessões. Segundo uma nota de imprensa enviada às redações dos meios de comunicação portugueses, essas sessões irão decorrer de 22 a 28 de setembro, nos encontros «Las Comidas Del Director», nos quais participarão equipas, atores e realizadores dos filmes em competição, entre os quais inúmeros galardoados com Óscares da Academia de Hollywood.

Serão servidos almoços volantes acompanhados dos Vinhos do Porto Premium. Uma oportunidade para demonstrar o que de melhor se faz em Portugal e para reforçar a ligação de um dos mais aclamados vinhos mundiais à gastronomia.

A ementa estará a cargo do Chefe Andoni Anduri, do estrelado Mugaritz, considerado o terceiro melhor restaurante do mundo.
Redação / CL