Festa do Cinema Italiano estende-se a Porto e Lisboa - TVI

Festa do Cinema Italiano estende-se a Porto e Lisboa

Festa do Cinema Italiano 2009

Mais filmes e mais convidados internacionais para a segunda edição da Festa do Cinema Italiano

A segunda edição da Festa do Cinema Italiano, que decorrerá em Abril, promete uma programação com mais do dobro de filmes e mais convidados internacionais, anunciaram hoje os responsáveis.

«Aumentámos a variedade de filmes a apresentar em Lisboa e vamos incluir curtas-metragens e documentários», disse Stefano Savio, um dos responsáveis pela programação, hoje, na apresentação do programa, avança a agência Lusa.

A Festa do Cinema Italiano decorrerá de 2 a 9 de Abril no Cinema King, em Lisboa, mas a programação estender-se-á também à Cinemateca Portuguesa, ao cabaret Maxime, à Fábrica do Braço de Prata e às lojas FNAC.

Este ano haverá ainda sessões no Porto, no Teatro do Campo Alegre, nos dias 4 e 5 de Abril.

Tal como na edição de estreia, o evento pretende colmatar uma lacuna no que toca à exibição da recente produção cinematográfica italiana.

«A produção italiana é bastante forte, mas é muito difícil ter distribuição internacional. Muitos dos filmes são sobre a sociedade italiana e não é fácil mostrá-los no estrangeiro», argumentou Stefano Savio.

Em 2008, a festa apresentou nove longas-metragens que foram vistas por cerca de três mil espectadores.

Nesta segunda edição, a organização programou 21 filmes, grande parte em estreia em Portugal, e ambiciona chegar aos cinco mil espectadores.

Destaca-se na programação o filme negro «Il passato è una terra estraniera», de Daniele Vicari, protagonizado pelo actor Elio Germano, um dos nomes sensação do actual cinema italiano, que marcará presença em Lisboa.

Intérprete em «O meu irmão é filho único», Elio Germano estará presente ainda na exibição da comédia «Tutta la vita davanti», de Paolo Virzì.

A documentarista Alina Marazzi estará no dia 8 de Abril no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa para mostrar dois documentários, um dos quais biográfico («Un¿ora sola ti vorrei») e outro sobre a condição feminina («Vogliamo anche le rose»).

O encenador Jorge Silva Melo apresentará no dia 9 o filme «Beket», uma adaptação experimental de «À espera de Godot», de Samuel Beckett, pelo realizador Davide Manuli, que estará presente na sessão.



Premiado em 2008 no festival de Veneza e produzido por Mateo Garrone («Gomorra»), o filme «Pranzo di Ferragosto» será exibido também no dia 9 de Abril e contará com a participação do realizador Gianni di Gregorio.

Serão ainda exibidas dez curtas-metragens seleccionados do festival italiano Maremetraggio e a Cinemateca Portuguesa dedicará um ciclo ao cinema da Sardenha.

Ao cinema, a organização adicionou a música, com um concerto da cantora siciliana Patrizia Laquidara a 6 de Abril no Cabaret Maxime, em Lisboa.

Patrizia Liquidara já esteve várias vezes em Portugal, colaborou com Rodrigo Leão e editou um álbum de afinidades com a música e a cultura portuguesa intitulado «Indirizzo Portoghese» (2003).

Em complemento à Festa do Cinema Italiano, a FNAC do Chiado, em Lisba, irá exibir um ciclo de cinema daquele país que inclui obras como «Um chá no deserto», de Bernardo Bertolucci, «A noite», de Michelangelo Antonioni, «Morte em Veneza», de Luchino Visconti, e «O evangelho segundo são Mateus», de Pasolini.
Continue a ler esta notícia