Animação portuguesa em destaque na Galiza - TVI

Animação portuguesa em destaque na Galiza

IOL Cinema

Exposição revela os bastidores de filmes de animação

Relacionados
Quatro curtas-metragens de animação portuguesas vão estar em destaque a partir de sábado na Galiza, em Espanha, numa exposição que revela as técnicas usadas pelos realizadores portugueses na criação dos seus filmes, noticia a agência Lusa.

A exposição intitula-se «Animar», estará patente de 11 a 25 de Outubro no quinto Festival Internacional de Curtas Metragens de Santiago de Compostela e apresenta os trabalhos originais que deram origem aos filmes de animação de Abi Feijó, Regina Pessoa, Mário Jorge da Silva Neves e do colectivo JANCL.

«Partindo da exploração da relação autor/obra, procura-se mostrar a diversidade de materiais, elementos plástico visuais e técnicas utilizados na realização de cinema de animação», referem os comissários da exposição, Miguel Dias e Davide Freitas, em nota de imprensa.

«Clandestino», filme de 2000 de Abi Feijó, será revelado na exposição através de caixas que contêm areia sobre fundo com luz. O realizador recorreu a animação com areia para contar uma história sobre liberdade, baseada em duas obras de José Rodrigues Miguéis.

De Regina Pessoa, criadora do premiado «História trágica com final feliz», serão mostradas as placas de gravura em gesso do filme «A Noite» (1999), uma curta-metragem sobre família e solidão.

A personagem de plasticina do filme «SHSHSH - Sintonia Incompleta», uma televisão que tenta sintonizar-se, criada por Mário Jorge da Silva Neves em 1999, e os desenhos em acetato feitos pelo colectivo JANCL para o teledisco «Bad Mirror», dos Vicious Five, completam a exposição.

Em Santiago de Compostela, em complemento à exposição, serão exibidos os quatro filmes portugueses.

A exposição é organizada pela Agência da Curta Metragem, Casa de Animação e a Solar - Galeria de Arte Cinemática, de Vila do Conde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE