Manoel de Oliveira, João Nicolau e Pedro Caldas «vão» à Viennale - TVI

Manoel de Oliveira, João Nicolau e Pedro Caldas «vão» à Viennale

Manoel de Oliveira leva «O Estranho Caso de Angélica» em Cannes

Três portugueses presentes com longas-metragens no festival de Viena

Relacionados
Manoel de Oliveira, João Nicolau e Pedro Caldas vão ter longas-metragens exibidas na 48.ª edição do festival de cinema Viennale, que começou na passada quinta-feira e vai decorrer até 3 de Novembro.

«A Espada e a Rosa», de João Nicolau, será o primeiro filme português a ser exibido, na terça-feira, seguindo-se «Guerra Civil», de Pedro Caldas, que poderá ser visto na quarta e quinta-feira.

O novo filme de Manoel de Oliveira, «O Estranho Caso de Angélica», passará a 1 e a 3 de Novembro.

O festival tem entre os principais convidados o vencedor da última Palma de Ouro do Festival de Cannes, o tailandês Apichatpong Weerasethakul, e o músico Lou Reed, que apresentará na capital austríaca o seu filme de estreia enquanto realizador, intitulado «Red Shirley», um documentário sobre uma sua prima centenária emigrada na Polónia, como destaca a agência Lusa.

Em estreia mundial, a Viennale apresentará o último filme do realizador alemão Rudolf Thome, «Das Rote Zimmer» («O Quarto Vermelho») e fará uma retrospectiva do realizador francês Eric Rohmer, falecido em Janeiro passado.

Presente no festival austríaco estará também «A History of Mutual Respect», a curta-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt em colaboração com Natxo Checa, que foi seleccionada para a competição internacional. A exibição será também no dia 3 de Novembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados