Raúl Ruiz mostra «Mistérios de Lisboa» em Espanha - TVI

Raúl Ruiz mostra «Mistérios de Lisboa» em Espanha

Filme esteve presente no festival de cinema de San Sebastian

O realizador chileno Raúl Ruiz afirmou este domingo, em Espanha, no festival de cinema de San Sebastian, que quer regressar ao Chile, de onde saiu há mais de trinta anos, mas está apreensivo que algo tenha ficado da ditadura.

Raúl Ruiz, de 69 anos, está em San Sebastian a apresentar o filme «Mistérios de Lisboa», produzido por Paulo Branco, e numa conferência de imprensa afirmou que quer regressar ao Chile.

O realizador, que fez vários filmes em Portugal, admitiu o regresso ao país de origem, depois de ter superado um transplante de fígado, no momento em que estava no projeto de adaptação do romance de Camilo Castelo Branco, «Mistérios de Lisboa».

«Estive morto e foi a partir daí que surgiu a ideia de voltar ao Chile», disse Ruiz, referindo que a viagem poderá acontecer em novembro, assim que os médicos o autorizem.

Ainda assim, Raúl Ruiz mostrou-se renitente quanto ao que pode encontrar no Chile, de onde saiu pouco depois do golpe de Estado de Augusto Pinochet, em 1973.

Para o cineasta, a ditadura, «mais do que um governo autoritário é uma infecção».

«Mistérios de Lisboa», que está em competição em San Sebastian, foi rodado em Portugal com elenco português e internacional, e tem estreia marcada para outubro em simultâneo nos cinemas portugueses e franceses.

Hoje no festival, ao lado de Ruiz estiveram também o produtor Paulo Branco e vários atores do elenco como Maria João Bastos, Ricardo Pereira e Adriano Luz.

O festival de San Sebastian termina no dia 25.
Continue a ler esta notícia