O ano que deu a conhecer ao mundo filmes como «Mamma Mia!», «O Cavaleiro das Trevas» e «Quantum of Solace» está a chegar ao fim, mas 2009 promete mais, muito mais.



As nomeações para os Globos de Ouro 2009 levantaram um pouco o véu sobre as longas-metragens que podem fazer furor nas salas de cinema no próximo ano. Este é um dos principais indicadores para a cerimónia dos Óscares, marcada para Fevereiro.

«O Estranho Caso de Benjamin Button» está na linha da frente de uma fornada que promete levar boas histórias ao grande ecrã. Realizado por David Fincher, o filme é protagonizado por Brad Pitt, Cate Blanchett e Tilda Swinton. O drama narra a bizarra história de Benjamin Button, que nasce velho e, com o passar dos anos começa a rejuvenescer até simplesmente não existir mais. «O Estranho Caso de Benjamin Button» tem estreia prevista nas salas portuguesas a 22 de Janeiro.

Ron Howard preparou «Frost/Nixon», que continua o trilho de filmes políticos em foco no ano que está prestes a terminar, com a biografia «W.», de Oliver Stone. O elenco de «Frost/Nixon» é constituido por Kevin Bacon, Michael Sheen, Frank Langella e Oliver Platt.

2009 pode também ser o ano de Kate Winslet. A actriz protagoniza os filmes «The Reader» e «Revolutionary Road», onde volta a juntar-se com Leonardo Di Caprio, com quem brilhou no sucesso «Titanic».

Depois de ter brilhado no musical «Mamma Mia!», Meryl Streep volta em 2009 com o aclamado «Dúvida», cujo elenco foi nomeado para cinco prémios pelo Sindicato dos Actores de Hollywood (SAG), depois de ter recebido cinco nomeações para os Globos de Ouro. O filme de John Patrick Shanley tem estreia prevista nas salas portuguesas no dia 5 de Fevereiro.

O novo ano traz consigo também o aguardado «Harry Potter e o Príncipe Misterioso», que tem sofrido vários adiamentos. O feiticeiro mais famoso do mundo promete fazer magia nos cinemas nacionais, a partir do dia 16 de Junho de 2009.

Para o final do ano está prevista a estreia da nova obra de Quentin Tarantino: «Inglorious Bastards». Ainda sem data definida de estreia, Brad Pitt protagoniza uma longa-metragem que conta uma história que decorre na II Guerra Mundial. O argumento centra-se num grupo de soldados judeus dos EUA a quem cabe uma missão de alto risco na França ocupada.

«Slumdog Millionaire», de Danny Boyle, foi considerado a melhor longa-metragem de 2008 pela Associação Nacional de Críticos dos Estados Unidos, mas também só chega a Portugal em Fevereiro de 2009.

E ainda há quem contar com os outsiders «A Pantera Cor de Rosa 2», o esperado «Dragon Ball - O Filme» e «Terminador Salvation».

A nível nacional as atenções centram-se em «Second Life». O filme de Alexandre Valente apresenta um ambicioso argumento «pintado» com grandes estrelas do cinema português e reforçado com fortes nomes como Luís Figo, Fátima Lopes e José Carlos Malato.
Redação / MM