Filme iraniano vence Festival Internacional de Moscovo - TVI

Filme iraniano vence Festival Internacional de Moscovo

Guus Hiddink imperturbável depois de ter «traído» a Holanda

Guus Hiddink, seleccionador russo de futebol, também foi distinguido

A longa-metragem «Be hamin sadegi», do realizador iraniano Reza Mir-Karimi, ganhou no sábado o prémio de melhor filme no 30º Festival Internacional de Cinema de Moscovo, noticiaram as agências noticiosas russas, escreve a Lusa.

O prémio da interpretação feminina foi para a actriz Margherita Buy pelo filme «Giorni e Nuvole» e o actor norte-americano Richard Jenkins ganhou o prémio da melhor interpretação masculina com o filme «The Visitor».

O realizador búlgaro Javor Gardev foi premiado pelo filme «Zift» e o prémio especial do júri (presidido pela actriz norueguesa Liv Ullman) foi atribuído à realizadora francesa Marion Laine com o filme «Un coeur simple».

A actriz francesa Isabelle Huppert ganhou o prémio Stanislavski pela sua carreira.

O júri do festival atribuída ainda uma distinção «especial» ao seleccionador da equipa de futebol da Rússia, Guus Hiddink.

Segundo os organizadores, o sucesso da equipa russa, que atingiu as meias-finais do Euro 2008, contribuiu para «um aumento do patriotismo» na Rússia e «levou as pessoas às salas de cinema para ver filmes russos».

O festival decorreu de 19 a 28 de Junho e 16 filmes estiveram na competição oficial.

Na sessão de encerramento, o presidente deste 30º Festival Internacional de Cinema de Moscovo, o realizador russo Nikita Mikhalkov, indicou que foram exibidos cerca de 300 filmes.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE