IndieLisboa regressa com duas secções novas - TVI

IndieLisboa regressa com duas secções novas

IndieLisboa

Festival inclui várias narrativas originais

A 6ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, que decorrerá em Abril e Maio de 2009 na capital, incluirá duas novas secções sobre novas narrativas originais e questões relevantes da actualidade mundial, escreve a Lusa.

De acordo com a organização do certame - previsto para decorrer entre 23 de Abril e 3 de Maio com cinema de ficção, animação, documentários, obras experimentais, em curtas e longas metragens nacionais e estrangeiras - as duas novas secções incluídas na programação intitulam-se «Cineastas do Futuro» e «O Pulsar do Mundo».

A primeira pretende dar espaço a novas linguagens do cinema contemporâneo, experiências e narrativas originais, bem como talentos emergentes, em curta e longa metragem, enquanto que a segunda irá reunir um conjunto de filmes que lidam com questões relevantes da actualidade mundial, também em curta e longa metragem.

Iniciativa da Zero em Comportamento Associação Cultural, o IndieLisboa 2008 recebeu cerca de 36.000 espectadores para ver 238 filmes - exibidos no Fórum Lisboa, Teatro Maria Matos e cinemas Londres e São Jorge - dos quais 23 em estreia mundial.

O certame, um dos cinco mais importantes festivais de cinema do país, tem como objectivo dar a conhecer obras inéditas e autores de referência que se destaquem internacionalmente no contexto da criação e produção de cinema contemporâneo.

Ainda sem revelar a programação para o próximo ano, a organização adianta no entanto, que Copenhaga e Amsterdão vão exibir até final deste ano uma selecção de filmes portugueses de edições anteriores.

Em Copenhaga, de 20 a 22 de Outubro, será apresentado o ciclo Portuguese Film Days, com dois documentários de longa metragem («Via de Acesso» de Nathalie Mansoux e «O Lar» de António Borges Correia), e seis curtas metragens («Fim-de-Semana» de Cláudia Varejão, «Outside» de Sérgio Cruz, «Superfície» de Rui Xavier, «João e o Cão» de André Marques, «Cândido» de Zepe e «Paisagem Urbana com Rapariga e Avião» de João Figueiras).
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE