IndieLisboa`11 começa esta quinta-feira - TVI

IndieLisboa`11 começa esta quinta-feira

«Carlos» e «Les Amours Imaginaires» estão na abertura

Relacionados
O IndieLisboa`11 começa esta quinta-feira. As linhas gerais da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente estão traçadas desde a apresentação oficial com um significativo corte orçamental e uma redução no programa depois do melhor ano de sempre. Mas a redução do número de filmes para perto de duas centenas e meia não significa também menos qualidade do festival. Pelo, contrário, os directores do Indie têm alertado para a qualidade do cinema que vai poder ver-se nos próximos 11 dias em Lisboa.

E vamos então ao que interessa mais do que tudo quando se fala de um festival de cinema: os filmes. Primeiro dia de festival significa sessão de abertura. E, pelas 21h30, a cerimónia oficial que marcará o dia 1 do IndieLisboa`11 será seguida pelo filme «Les Amours Imaginaires», de Xavier Dolan. A sessão solene acontecerá no Cinema São Jorge. Mas é na Culturgest, pelas 21h15 que acontece a primeira projecção desta 8ª edição: «Carlos», de Olivier Assayas, arranca com o festival num andamento prometedor para o que vai seguir-se-lhe.

O programa de filmes é extenso com maior parte a dividir-se pelas habituais secções oficiais: Competição Internacional; Observatório; Cinema Emergente; Pulsar do Mundo e IndieJúnior. Na secção Cinema Emergente haverá ainda uma programação especial de 18 filmes da escola Le Fresnoy e no IndieJúnior haverá uma programação especial de 11 filmes do estúdio Folimage.

Em toda a programação do festival, o cinema português estará representado por 30 filmes (entre 9 longas-metragens e 21 curtas).As secções paralelas Director`s Cut, IndieMusic e Sessões Especiais também continuam este ano, que terá Júlio Bressane como Herói Independente, com a exibição de 17 filmes do realizador brasileiro. Mas os cortes obrigaram a edição deste ano a prescindir das Lisbon Screenings e dos IndieLisboa Days - Portuguese Cinema on Tour.

O IndieLisboa fará várias estreias a nível mundial e também não faltarão filmes de nomes incontornáveis do cinema actual. Além do já citado «Carlos», vai poder ver-se em Lisboa documentários de Abel Ferrara ou Martin Scorsese em parceira com Kent Jones, assim como os últimos filmes de Gregg Araki («Kaboom») e de Jerzy Skolimowski («Essential Killing»).

Entre as actividades paralelas, onde continuam a constar as Lisbon Talks ou a animação nocturna Indie by Night, este ano inclui-se o concerto dos Tindersticks, que vão tocar a música para os filmes de Claire Denis (que também serão invocados visualmente), dia 11 de Maio na Aula Magna.

O 8º Festival Internacional de Cinema Independente decorre entre esta quinta-feira e o dia 15 deste mês. O festival deste ano passa por quatro espaços: Cinema São Jorge, Culturgest, Teatro do Bairro e Cinemateca.

A partir também desta quinta-feira, o Cinebox dar-lhe-á várias indicações sobre o que se passa e vai passar-se no IndieLisboa`11. Fique atento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados