IndieLisboa organiza workshop de acesso à Le Fresnoy - TVI

IndieLisboa organiza workshop de acesso à Le Fresnoy

IndieLisboa`11

Concurso para seis realizadores portugueses

Relacionados
O IndieLisboa organiza este ano um workshop para seis realizadores portugueses, dos quais dois terão depois acesso facilitado à escola francesa Le Fresnoy.

A escola Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains apresenta-se como «um dos mais importantes centros de formação artística e audiovisual em França», pelo qual já passaram formadores como Jean-Luc Godard, Michael Snow, Avi Mograbi, Tsai Ming Liang, Bruno Dumont e Chantal Akerman.



Situada na cidade de Tourcoing e inaugurada em 1997, é dirigida pelo escritor e cineasta francês Alain Fleischer e acolhe jovens artistas de todo o mundo para residências artísticas de dois anos.

O workshop de realização proposto pelo IndieLisboa, em parceria com a Universidade Lusófona e a própria Le Fresnoy, vai decorrer entre 9 e 12 de Maio e será orientado pelos realizadores João Pedro Rodrigues e Damien Manivel, que escolherão os dois alunos que passarão por cima de uma série de provas de acesso ficando apenas a um último passo de entrarem na escola: uma entrevista de motivação.

«São bastantes provas de acesso, é uma escola em que é muito difícil entrar, há muitos concorrentes», explicou à agência Lusa o realizador português João Pedro Rodrigues, que dá aulas na Le Fresnoy. Os dois realizadores escolhidos após o workshop não têm entrada garantida, «mas levam algum avanço em relação aos outros candidatos».

A escola «une várias» áreas, «desde o cinema a coisas mais experimentais» e dirige-se a alunos que já têm algum curso superior e algum trabalho feito, apostando no «aprofundamento dos conhecimentos», referiu João Pedro Rodrigues.

O IndieLisboa vai também exibir uma selecção de filmes realizados pela escola incluindo-os na secção «Foco Cinema Emergente»; sessões que serão sempre no Teatro do Bairro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE