15º Queer Lisboa começa esta sexta-feira com «Uivo» - TVI

15º Queer Lisboa começa esta sexta-feira com «Uivo»

Logo Queer Lisboa

Festival de cinema LGBT decorre atá ao próximo dia 24 no Cinema São Jorge

A 15.ª edição do Queer Lisboa começa esta sexta-feira tendo «Uivo», de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, como filme de abertura. O festival de cinema LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) vai decorrer entre os dias 16 e 24 deste mês no Cinema São Jorge, em Lisboa, encerrando com «Taxi zum Klo», de Frank Ripploh.

A «transgressão» é o tema do festival deste ano, marcada pela presença dos Estados Unidos, com 20 filmes entre os 84 anunciados. A produção portugfuesa está cingida a cinco trabalhos.

O júri da secção competitiva de longa-metragem será composto pelos actores Albano Jerónimo e Beatriz Batarda e por Sam Ashby (designer e editor da revista londrina Little Joe). A competição de documentário será avaliada pelo realizador Miguel Gonçalves Mendes, Claudia Mauti (directora do Festival de Cinema Mix Milano) e Franck Finance-Madureira (director da Queer Palm do festival de Cannes)

O público premiará a melhor curta-metragem. A intersexualidade terá também uma secção própria, assim como a secção Queer Pop. O Queer Lisboa apresentará ainda um espetáculo de teatro físico: «Silenciados», do grupo madrileno Sudhum e encenado por Gustavo Del Río Prieto, conta a história de cinco pessoas assassinadas por discriminação em relação à sua orientação sexual (dias 17 e 18, às 21h00).

A gala de abertura do 15º Queer Lisboa começa às 21h00 na Sala 1 do Cinema São Jorge, onde será apresentada a programação, as actividades e o júri internacional. «Uivo», com James Franco na pele de Allen Ginsberg, será projectado 22h00 e às 23h30 realizar-se-á a festa de abertura.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE