Cinco documentários vão receber 300 mil euros do ICA - TVI

Cinco documentários vão receber 300 mil euros do ICA

claquete

Projectos de João Mário Grilo e José Barahona entre os contemplados

Cinco documentários, entre eles projectos de João Mário Grilo e José Barahona, vão receber um financiamento total de 300 mil euros atribuídos através dos concursos de apoio ao cinema documental do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), escreve a Lusa.

De acordo com o sítio online do ICA, os cinco documentários foram seleccionados no âmbito do segundo concurso de 2007 do Programa de Apoio à Produção de Documentários Cinematográficos.

«Cal» (produtor Costa do Castelo), do realizador João Mário Grilo, e «O manuscrito perdido de Fradique Mendes» (David & Golias), de José Barahona, vão receber 67.500 euros cada.

«A última vez que vi Macau» (Black Maria), de João Pedro Rodrigues, e «Mãe Fátima» (C.R.I.M.) de Christine Reeh, vão receber 65.000 euros cada.

«Jorros de Amor» (Periferia Filmes), de João Trabulo, vai receber um apoio de 35.000 euros.

João Mário Grilo exibiu recentemente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, o seu mais recente documentário, «O Tapete Voador», e tem também na sua filmografia obras como «Prova de Contacto» (2003) e «A Falha» (2001).

«Pastoral» (2005) e «Buenos Aires Hora Zero» (2004) são alguns dos mais recentes trabalhos do realizador José Barahona, enquanto que João Pedro Rodrigues está neste momento a filmar uma longa-metragem de ficção intitulada «Viver como um homem», tendo também assinado obras como «O Fantasma» (2000) e «Odete» (2005).

Christine Reeh, realizadora alemã a residir em Portugal há cerca de uma década, estreou em 2007 o documentário «Waithing for Europe/À Espera da Europa», no qual faz um retrato da imigração feminina.

João Trabulo assinou, entre outras obras, a longa-metragem documental «Durante o Fim: Rui Chafes» (2003) e, em 2006, «Sombras - Um Filme Sonâmbulo», sobre a obra do poeta Teixeira de Pascoaes.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE