Óscares: 8 prémios para «Quem Quer Ser Bilionário?» - TVI

Óscares: 8 prémios para «Quem Quer Ser Bilionário?»

  • Redação
  • Paula Oliveira e João Carneiro da Silva
  • 23 fev 2009, 06:40

Kate Winslet e Sean Penn levaram o prémio de melhores actores principais. Penélope Cruz e Heath Ledger também foram distinguidos. «O Estranho Caso de Benjamin Button» foi o grande derrotado da noite

Relacionados
«Quem Quer Ser Bilionário?» foi o indiscutível vencedor da noite dos Óscares de Hollywood. Em dez nomeações, levou oito Óscares para casa. O filme de Danny Boyle deixou para trás «O Estranho Caso de Benjamin Button», que estava nomeado para 13 Óscares e arrecadou apenas três: efeitos especiais, direcção artística e melhor caracterização. Já o filme que aproximou Bollywood de Hollywood venceu os Óscares de melhor filme, realização, canção original, banda sonora, montagem, fotografia, mistura de som e argumento adaptado.

A actriz Kate Winsletfoi confirmada como melhor actriz e, nas interpretações, o actor Sean Penn acabou por ser a grande surpresa da noite, já que Mickey Rourke era dado como favorito, tendo-o vencido noutras ocasiões, como os BAFTAS e nos Globos de Ouro. A espanhola Penélope Cruz ficou com o Óscar de melhor actriz secundária e Heath Ledger venceu a título póstumo na mesma categoria.



A cerimónia de atribuição dos maiores prémios do cinema foi a mais breve da sua história, tendo o anfitrião, Hugh Jackman, direito a uma presença que se resumiu praticamente ao arranque da gala. Os discursos também foram em versão acelerada e até o presidente da Academia prescindiu do seu. Houve pouco tempo para planos na TV, vislumbrando-se apenas que, na altura do prémio a Heath Ledger, o casal Angelina e Brad Pitt (que foram para casa sem Óscares) estavam emocionados. Noutra ocasião, aquando do prémio de Kate Winslet, também se viu actor David Kross, que contracena com ela, desfeito em lágrimas.

Na lista dos felizes contemplados com Óscares há a salientar que «Milk» arrecadou também o prémio para melhor argumento original e «Batman - O Cavaleiro das Trevas» venceu a melhor montagem de som. O melhor guarda-roupa foi para «A Duquesa».

O Óscar para a melhor animação foi para «Wall.E» e a escolha do melhor filme estrangeiro recaiu no japonês «Departures».
Continue a ler esta notícia

Relacionados