Mostra de Cinema Alemão, começa esta quinta-feira em Lisboa - TVI

Mostra de Cinema Alemão, começa esta quinta-feira em Lisboa

Kino 2010

Kino decorre até dia 4 de Fevereiro

Filmes que falam de integração cultural, mesmo que de forma indirecta, é o que propõe o Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, cuja oitava edição começa esta quinta-feira no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A programação reparte-se em duas sessões diárias, com um filme de ficção e um documentário. A mostra começa com a exibição de «Três», drama de Tom Tykwer, o mesmo realizador de «Corre Lola Corre», e de «Pontapé de Saída», o primeiro filme do realizador de origem curda Huseyin Tabak, sobre futebol.

Até ao dia 4 de Fevereiro serão exibidos mais de vinte filmes, praticamente todos em estreia em Portugal e que dificilmente teriam exibição comercial, como noticia a agência Lusa.

O filme «A Estrangeira», que marca a estreia de Feo Aladag, contará com a presença da realizadora austríaca em Lisboa. Este filme, que aborda a questão da identidade, das diferenças culturais, da religião, foi distinguido em 2010 em Berlim e no festival de Tribeca, nos Estados Unidos, e foi a proposta da Alemanha para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Da Áustria serão exibidos ainda «Pequenos Segredos« (2006), de Pol Cruchten, e o documentário «Pianomania» (2009), de Robert Cibis e Lilian Franck, sobre o trabalho de minúcia dos afinadores de pianos.

A 2 de Fevereiro, o realizador Stefan Haupt estará em Lisboa a apresentar «How About Love», filme sobre um homem que deixa a família e o trabalho na Suíça para embarcar numa viagem rumo à Tailândia que lhe mudará a vida.

O ciclo terminará com «Shahdada«, de Burhan Qurbani (que marcará presença em Portugal), um filme que acompanha a vida de três muçulmanos de Berlim.

O Kino é organizado pelo Instituto Goethe, pela EGEAC e pelas embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça. Em 2010, a mostra contabilizou cerca de dois mil espectadores.
Continue a ler esta notícia