Cinecôa estreia-se com homenagem a Oliveira - TVI

Cinecôa estreia-se com homenagem a Oliveira

Manoel de Oliveira

Festival decorre entre esta quinta-feira e domingo

Começa esta quinta-feira o Festival Internacional de Cinema Cinecôa. O certame decorre até domingo em Vila Nova de Foz Côa e Manoel de Oliveira é o cineasta homenageado.

O festival exibirá cerca de 20 filmes tendo metade sido rodados da região do Douro Superior.

A homenagem a Manoel de Oliveira é a principal aposta do Cinecôa, com a exibição de «Douro, Faina Fluvial» (1931), «Vale Abraão» (1996), «Viagem ao Princípio do Mundo» (1996) e «O Estranho Caso de Angélica» (2010).

A programação do festival - que pode ser consultada no site - incluirá ainda três obras do realizador António Reis, entre as quais «Trás-os-Montes» (1976), e um ciclo de «filmes-concerto», com películas dos irmãos Lumière e de Charles Chaplin. Neste ciclo, a exibição do filme «Maria do Mar» (1930), de Leitão de Barros, será acompanhada ao vivo por Bernardo Sassetti (piano) e Filipa Pais (voz).

Documentários e sessões infantis integram também o programa do primeiro Cinecôa, que incluirá ainda a exibição de filmes realizados pelo artista plástico Ângelo de Sousa, numa colaboração com o director do Museu de Serralves, João Fernandes.

Os filmes que integram o Cinecôa serão projectados no Auditório Municipal e no Museu do Côa.
Continue a ler esta notícia