Fantasporto: «Cortámos nas grandes vedetas» - TVI

Fantasporto: «Cortámos nas grandes vedetas»

«Mamã» marca o início oficial do festival na 6ª feira. Mário Dorminsky explicou que este ano foi preciso cortar no convite a estrelas internacionais

Relacionados
A antestreia nacional de «Mamã», produzido por Guillermo Del Toro e protagonizado por Jessica Chastain, assinala o início oficial do Fantasporto na sexta-feira. Até lá, na pré-abertura, a partir desta segunda-feira, há muita ação e animação.

Ao todo são quase 300 filmes de 37 países, incluindo muitas antestreias em Portugal. Mas há mais, como a estreia mundial da cópia restaurada do filme britânico de 1948, «Os Sapatos Vermelhos».

Até 10 de março, serão realizadas 200 sessões de cinema num festival que teve de lidar com o orçamento mais baixo de sempre. O maior corte foi nos apoios privados em dinheiro.

«O que nós não temos é a parte financeira. Porque a maioria do que era necessário para o festival ser realizado nós arranjámos a nível de parcerias a custo zero», explicou Mário Dorminsky à TVI.

«Há uma coisa que, de facto, nós cortámos. Cortámos concretamente com os grandes convidados, aquilo que são as grandes vedetas. E cortámos com aquilo que é a nossa lógica, ao longo dos anos, de promoção internacional», contou o diretor do Fantasporto.

Em 2012, o festival recebeu quase 74 mil espectadores. Este ano, as promessas de bom cinema são muitas nestes 14 dias de Fantasporto com destaque também para o cinema português. Manoel de Oliveira vai ter direito a uma homenagem com a exibição de «Aniki Bóbó».
Continue a ler esta notícia

Relacionados